O início da vida escolar traz uma série de descobertas e
alegrias, mas também gera anseios e dúvidas, tanto para as crianças quanto para
as famílias. É nessa fase que os pequenos entram em contato com uma nova rotina
fora de casa, com a presença de pessoas que não integram seu círculo familiar. Novos
hábitos são adotados a partir das atividades promovidas na escola, com horários
e combinações. Além disso, começam a se formar novos vínculos por meio do
convívio com os colegas e os educadores.
Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações
referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a deixá-los
em um novo ambiente e com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a
confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito,
afeto e diálogo. Se a família estiver tranquila e segura, a criança também
passa a se sentir mais confortável e disposta para frequentar as aulas.
Iniciativas que contribuem
Em consonância com todos esses aspectos presentes na Educação
Infantil, o Marista Pio XII realiza práticas que visam favorecer a
integração do estudante no ambiente escolar. Neste sentido, insere-se a escuta e o olhar atento dos professores,
respeitando as singularidades e diversidades de cada criança.
Antes de receber o estudante no
contexto da sala de aula, os professores realizam uma entrevista com as
famílias, buscando acolher e estabelecer o primeiro contato para a formação de
vínculo. As crianças são recebidas a partir da formação de grupos, o que
possibilita maior acolhimento, envolvimento e observação por parte do
professor, que pode, assim, reavaliar e reorganizar a sua atuação docente a
partir das necessidades que são evidenciadas.
Para a orientadora educacional da
Educação Infantil, Carolina Kopschina, é muito importante que a escola reflita
e trabalhe o espaço de adaptação e estabeleça um período, mas não determine o
tempo, pois ele varia de pessoa para pessoa. A criança, assim como a família, precisa entender e assimilar esse novo momento da sua trajetória. Então, cabe à escola
auxiliar nesse processo. "Organizar a rotina do estudante, conversar sobre esse
período de transição, confiar na escola, estabelecer referências nesse novo
espaço, ter paciência e transmitir segurança são aspectos importantes para
serem considerados", ressalta Carolina. Dessa forma, compreende-se a infância como um
tempo de construção de saberes em que se deve proporcionar experiências e
interações, tendo como foco o desenvolvimento integral da criança.