Por uma adaptação tranquila e feliz

22/02/2019
Nosso jeito de educar
A escuta e o olhar atento dos professores, respeitando as singularidades e diversidades de cada criança, é fundamental para favorecer a integração dos estudantes no ambiente escolar.

​​​​​​​O início da vida escolar traz uma série de descobertas e alegrias, mas também gera anseios e dúvidas, tanto para as crianças quanto para as famílias. É nessa fase que os pequenos entram em contato com uma nova rotina fora de casa, com a presença de pessoas que não integram seu círculo familiar. Novos hábitos são adotados a partir das atividades promovidas na escola, com horários e combinações. Além disso, começam a se formar novos vínculos por meio do convívio com os colegas e os educadores.

Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a deixá-los em um novo ambiente e com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. Se a família estiver tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para frequentar as aulas.

​Iniciativas que contribuem

Em consonância com todos esses aspectos presentes na Educação Infantil, o Marista Pio XII realiza práticas que visam favorecer a integração do estudante no ambiente escolar. Neste sentido, insere-se a escuta e o olhar atento dos professores, respeitando as singularidades e diversidades de cada criança.

Antes de receber o estudante no contexto da sala de aula, os professores realizam uma entrevista com as famílias, buscando acolher e estabelecer o primeiro contato para a formação de vínculo. As crianças são recebidas a partir da formação de grupos, o que possibilita maior acolhimento, envolvimento e observação por parte do professor, que pode, assim, reavaliar e reorganizar a sua atuação docente a partir das necessidades que são evidenciadas.

Para a orientadora educacional da Educação Infantil, Carolina Kopschina, é muito importante que a escola reflita e trabalhe o espaço de adaptação e estabeleça um período, mas não determine o tempo, pois ele varia de pessoa para pessoa. A criança, assim como a família, precisa entender e assimilar esse novo momento da sua trajetória. Então, cabe à escola auxiliar nesse processo. "Organizar a rotina do estudante, conversar sobre esse período de transição, confiar na escola, estabelecer referências nesse novo espaço, ter paciência e transmitir segurança são aspectos importantes para serem considerados", ressalta Carolina. Dessa forma, compreende-se a infância como um tempo de construção de saberes em que se deve proporcionar experiências e interações, tendo como foco o desenvolvimento integral da criança.