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Professoras são reconhecidas no Prêmio RBS de Educação

21/11/2018
Nosso jeito de educar
Colégio conquista três trófeus na premiação que reconhece o incentivo a leitura.

​​​​Duas professoras do Colégio Marista Pio XII foram reconhecidas no Prêmio RBS de Educação, iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS que busca estimular práticas de mediação e incentivo à leitura em diferentes áreas do conhecimento. A professora de Língua Portuguesa, Caroline Soares conquistou o 2º lugar na categoria escola privada pelo projeto Museu na Sala de aula e recebeu também menção honrosa de Cidadania. O Prêmio de Votação Popular ficou com a professora do 3º ano EF, Ana Cristina Mattes pelo projeto Literatura, novelas e tecnologia na sala de aula.​

Ao todo, foram 355 projetos inscritos nas categorias escola pública e escola privada. Dez de cada modalidade chegaram a final após da avaliação por um júri técnico e participaram da votação popular. Entre os finalistas de escola privada, três são iniciativas do Marista Pio XII. Além dos dois premiados, o projeto Curta-circuito Literário, da professora do 4º ano EF Giséli Lindemann Buerger, ​também chegou à final da premiação.

Todos os finalistas também apresentaram seus projetos em um evento no Centro Cultural Erico Verissimo, durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.​


Saiba mais sobre os projetos:

O museu na sala de aula - Caroline Ferreira Soares

O projeto O museu na sala de aula tem o objetivo de aproximar os estudantes de espaços artísticos e culturais, induzindo ao reconhecimento da arte como parte da nossa história e ampliando seu repertório cultural por meio da leitura e de experiências culturais.

Três obras literárias foram trabalhadas com os estudantes do 6º ano EF, com a criação de história em quadrinhos digital, além de jogos de tabuleiros. Os jovens participaram de uma saída de estudos em Porto Alegre, onde visitaram o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do RS e a Igreja das Dores, cenário de uma das cenas do livro Os Fantasmas da Igreja, onde conversaram com o escritor da obra.

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Literatura, novelas e tecnologia na sala de aula - Ana Cristina Mattes

Despertar nos estudantes o interesse pela leitura de forma atrativa é a proposta do projeto da turma 134, Literatura, novelas e tecnologia na sala de aula. Em cada aula, a professora Ana Cristina conta trechos de uma obra literária infantil em formato de novelas, deixando na turma o suspense da história para a próxima aula. A tecnologia é um diferencial no projeto por meio do Marista Virtual 3.0, que propicia novas formas de se relacionar com os livros e compartilhando as histórias com os colegas, contemplando além da leitura, a escrita e interpretação.

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Curta-circuito Literário - Giséli Lindemann Buerger

Estimular o hábito da leitura, a criatividade e o protagonismo dos estudantes é a proposta do projeto Curta-Circuito Literário, desenvolvido pelas turmas 141 e 142. Divididos em grupos, os estudantes produziram um curta-metragem sobre a história de um livro escolhido por eles.

Além de incentivar a leitura, a iniciativa proporciona novas aprendizagens, pois os estudantes assumem papeis de atores, cinegrafista, roteirista, entre outros, e utilizam as tecnologias para editar os vídeos. Além de encenarem as histórias, os jovens criaram animações, envolvendo desenhos e imagens.