Navegar para Cima

Notícias

Under Control participa pela 19ª vez da maior competição de robótica educacional

12/04/2021
Nosso jeito de educar
A FIRST Robotics Competition (FRC), maior competição do mundo, foi realizada de forma virtual

​Com uma trajetória de sucesso na história da robótica educacional no Brasil, a equipe de Robótica do Marista Pio XII, Under Control, mais uma vez superou desafios e se reinventou para participar pelo 19º ano consecutivo da maior competição de robótica para Ensino Médio no mundo. Em virtude da pandemia, a FIRST Robotics Competition (FRC), que ocorre nos Estados Unidos, foi realizada de forma virtual.

Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, que incluem uso de máscara, higienização frequente das mãos e objetos, distanciamento, entre outros, os estudantes trabalharam desde janeiro no Corsair, robô construído para o desafio Infinite Recharge, um jogo futurista em que o protótipo precisa pegar e lançar cinco bolas.

“A temática do desafio se manteve a mesma do ano passado, já que as competições foram canceladas em virtude do início da pandemia. Porém, desde junho, os jovens estudaram todos os pontos que poderíamos melhorar no protótipo para qualificar o desempenho do robô”, explica Bruno Toso, mentor da equipe.

A competição entre os robôs, que ocorria em uma arena, com seis equipes, ao mesmo tempo, foi adaptada para desafios individuais, por videos. Cada time construiu a estrutura necessária e gravou vídeos do robô executando as tarefas dentro do tempo estabelecido. Os estudantes também participaram de dois momentos de videoconferências com os jurados, quando apresentaram o Corsair e todo o trabalho desenvolvido pela equipe com a comunidade.

Inspirando novas equipes

Um dos princípios da Robótica Educacional é mudar o mundo com Robótica, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e para isso é necessário ser exemplo e inspiração para outros jovens. Por meio de ações sociais, projetos de inovação, mentoria e auxílio a outras equipes, a Under Control, leva o espírito da FIRST para diversas cidades do Brasil e de outros países. 

“Neste ano, 15 equipes novas surgiram no Brasil e irão participar da FIRST. Todas elas recebem mentoria da Under Control. Nós realizamos videoconferências periódicas com eles, pois sabemos da importância desse suporte principalmente para quem está começando. Queremos fomentar a Robótica no Brasil”, declara Toso.

Todo esse trabalho da Under Control, que vai além de construir e programar robôs, é apresentado na competição na categoria Chairman’s Award, que é a premiação que reconhece a equipe modelo para todas as outras, reconhecendo seus esforços e dedicação em inspirar e disseminar a Ciência e a Tecnologia para o maior número de pessoas. Esse prêmio já foi conquistado quatro vezes pela equipe do Marista Pio XII.

História de sucesso

Em 19 participações na FIRST Robotics Competition, a Under Control acumula prêmios como Chairman’s Award (quatro vezes), Gracious Professionalism, um reconhecimento a equipe que demonstrou os valores da competição, seis vitórias em quadra nas etapas regionais, entre outras premiações técnicas ao longo dos anos. A dedicação dos nossos estudantes também foi reconhecida. No ano passado a Aline Zarpellon recebeu o Dean’s List, prêmio que destaca a liderança dos jovens.

A Under Control também tem uma trajetória de prestígio na etapa mundial, com participações em seis anos consecutivos, chegando até as quartas de final em 2015 e 2018, melhor posição que uma equipe brasileira avançou na última década.

* A foto foi tirada em fevereiro, seguindo todos os protocolos da bandeira vermelha, que estava em vigor no período e permitia a realização de atividades presenciais.