Atividades Extraclasse

Robótica

Atividade amplia a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, entre outras habilidades.

​Está presente no currículo dos Colégios da Rede Marista o incentivo à prática da Robótica Educacional, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. No Marista Roque, diversas iniciativas inovadoras são estimuladas, com o objetivo de envolver a tecnologia no cotidiano escolar.

Durante as aulas, que fazem parte das atividades extraclasse oferecidas pelo Colégio, os estudantes desenvolvem projetos que buscam soluções para situações-problema. Nesses encontros, que acontecem semanalmente, o educador instiga o protagonismo dos próprios estudantes em todo o processo de construção.

Benefícios da robótica educacional

​Além de aplicar, na prática, algumas disciplinas teóricas estudadas em sala de aula, a robótica educacional estimula o espírito investigativo do aluno, de forma que encontre desafios e as devidas soluções para os mesmos. Da mesma forma, também enaltece o trabalho em equipe, o planejamento, a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a tomada de decisões. Geralmente, os projetos são desenvolvidos com base em assuntos da vida real e situações do cotidiano, estimulando ainda mais o uso da criatividade para resolver diferentes situação ao redor do planeta.

E o que torna a robótica ainda mais ​incrível e importante no âmbito pedagógico, é o fato de representar um aprendizado multidisciplinar. Conforme explica o conceito de STEAM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática –, ela faz parte de uma metodologia integrada e baseada em projetos, pautada em formar cidadãos com diversos conhecimentos.​​​

Dessa forma, a Robótica Educacional promove o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, a autonomia, a coordenação motora, a conc​​​​​​entração e a criatividade. Além disso, alguns conceitos de Física e Matemática também são retomados durante as atividades, de maneira lúdica e desafiadora, a fim de unir teoria e prática.

Festival​

Anualmente, o Festival Marista de Robótica reúne centenas de estudantes e educadores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, para se enfrentarem em desafios que aliam estratégia, espírito de equipe e tecnologia. ​​