Navegar para Cima

Notícias

Por uma adaptação tranquila e feliz

18/02/2019
Nosso jeito de educar
Colégio promove iniciativas de acolhimento das crianças nas primeira semanas de aula.

​​​​O início da vida escolar traz uma série de descobertas e alegrias, mas também gera anseios e dúvidas, tanto para as crianças quanto para as famílias. É nessa fase que os pequenos entram em contato com uma nova rotina fora de casa, com a presença de pessoas que não integram seu círculo familiar. Novos hábitos são adotados a partir das atividades promovidas na escola, com horários e combinações. Além disso, começam a se formar novos vínculos por meio do convívio com os colegas e os educadores.

Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a deixá-los em um novo ambiente e com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. À medida que a família está tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para frequentar as aulas. 

Iniciativas que contribuem 

Em consonância com todos esses aspectos presentes na Educação Infantil, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Marista Roque desenvolve o projeto Adaptação Escolar. O processo de acolhida acontece antes mesmo do primeiro dia de aula, quando as crianças recebem uma carta de apresentação do educador. Este ano, o material enviado continha foto, mensagem e um vídeo do professor, ação que promove a aproximação do estudante com o novo professor. 

Os pais também participaram de reunião com a equipe diretiva e de entrevistas individuais com os professores, conforme agendamento. A volta às aulas das crianças está prevista para o dia 18/2 para os primeiros grupos. As turmas são divididas para conhecerem o ambiente escolar e depois darem início às atividades coletivas. O horário nas primeiras semanas também é reduzido até que as crianças sintam-se estáveis e seguras. ​

A orientadora educacional, Luciana Breyer Figueiró, observa que atitudes como o choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar no colégio. A ausência dele também não significa que não esteja sentindo a separação. "Neste momento, o olhar do educador que recebe esse estudante e a firmeza do familiar que entrega, fazem toda a diferença. Cada estudante tem sua história de vida e um núcleo familiar diferente do outro, por isso, precisamos respeitar o tempo de cada um", explica. 

Nos três primeiros dias de aula, um espaço será disponibilizado na Central de Relacionamento aos pais e responsáveis que preferirem permanecer no Colégio. Neste ambiente, serão disponibilizados materiais de leitura sobre o tema e uma psicóloga estará à disposição para esclarecer dúvidas. 

Novos estudantes 

As ações de acolhimento promovidas pelo SOE estão previstas também com os estudantes novos de todos os níveis de ensino. Atividades como reuniões com professores, momentos de encontro com a equipe pedagógica, apadrinhamento dos novos estudantes por colegas que já estudam na escola fazem parte do projeto.​​

​Conteúdo adaptado da 10ª edição da Revista Em Família.