Alimentação saudável para aprender melhor

20/03/2019
Nosso jeito de educar
Confira a sugestão de cardápio elaborada pelo Colégio em parceria com a nutricionista Carla Borba.

​​​​​​Sabemos que o colégio é a segunda casa de crianças e adolescentes. É no ambiente escolar que são formados cidadãos do futuro, construídos valores, conhecimento e criados bons hábitos para a vida. Por entendermos que o colégio representa um significativo espaço de conscientização acerca dos cuidados alimentares, e também, para atuar em sintonia com as famílias, elaboramos um Cardápio Escolar com sugestões para os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais (confira abaixo), em parceria com a nutricionista Carla Borba, ex-aluna Marista e hoje mãe de dois estudantes do Marista Roque.

Segundo a profissional, a alimentação adequada e equilibrada é a base da vida de qualquer indivíduo, além de ser determinante para o crescimento e formação das crianças. “Não poderia ser diferente quando nos referimos ao aprendizado. Agilidade, facilidade e ótimos resultados nas avaliações escolares estão diretamente relacionados à uma alimentação rica em frutas, verduras, fontes protéicas, carboidratos, gorduras de boas fontes e o consumo de água de forma integral", destaca.

É verdade que uma criança bem alimentada tem mais disposição para viver e aprender. Por isso, o ideal é apostar em pratos coloridos e nutritivos, tendo referências precisas e confiáveis. Em nosso cardápio, as famílias encontram recomendações sobre a melhor escolha dos alimentos e as formas de combiná-los adequadamente. A parceria da nutricionista também se estende à cantina do Colégio, que oferece parte das sugestões do cardápio, além de opções para estudantes veganos e com intolerância à lactose.

“Ter uma escola aberta a novos estilos de vida, e preocupada em oferecer e ensinar sobre uma alimentação mais saudável, consciente e sustentável, torna o Marista Roque uma referência no que diz respeito à formação dos seus alunos em todos aspectos das suas vidas", afirma Carla.​

Alimentação saudável: um hábito constante e necessário

A memória alimentar começa muito antes da criança nascer. Já dentro da barriga da mãe, ela começa a conhecer sabores, nutrientes ofertados e sensações proporcionadas pelos alimentos. Aos dois anos de idade, aproximadamente, a criança finaliza seus hábitos e preferências alimentares.

“Nós, pais, somos determinantes nas escolhas dos nossos filhos. As mães, em especial por serem a primeira fonte de nutrição, serão espelhos para os filhos pela vida toda.

Muito do que comemos é baseado na emoção, e sempre estaremos em busca de recordar os sabores que lembram os grandes encontros com quem amamos. Por isso, ensinar sobre hábitos alimentares é um trabalho cada vez mais constante e necessário", explica a nutricionista.

Confira abaixo as sugestões do nosso Cardápio Escolar, e acompanhe também o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde. ​​​

Cardápio Escolar