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Brincar é ganhar tempo

07/03/2019
Nosso jeito de educar
Atividades lúdicas representam a primeira forma que a criança tem de se relacionar com o mundo e se expressar.

​À primeira vista, brincar parece uma atividade simples e até corriqueira do cotidiano infantil. No entanto, “a brincadeira vem sendo cada vez mais discutida, e entendida como um processo significativo para o desenvolvimento das crianças”, conforme aponta as Diretrizes da Educação Infantil Marista. Neste documento inovador, lançado no primeiro semestre de 2015, são aprofundadas as concepções sobre as infâncias, com o intuito de nortear a ação pedagógica dos educadores que atuam na Educação Infantil dos colégios da Rede Marista.

Definido como uma atividade lúdica, o brincar representa uma das primeiras formas que a criança tem de se relacionar com o mundo e de se expressar. Assim, estimula à socialização, à criatividade e à autonomia, entre outros tantos benefícios. O cenário atual, porém, demonstra que a rotina dos pequenos está cada vez mais atribulada a exemplo da realidade dos adultos. Neste contexto, eis que surge o desafio das famílias dos educadores: disponibilizar espaço e tempo para as brincadeiras.

Atividades lúdicas promovidas com qualidade

No Colégio Marista Roque, as brincadeiras são valorizadas e planejadas de acordo com a idade e perfil dos pequenos, respeitando a individualidade de cada um. De acordo com a coordenadora pedagógica, Jaqueline Quandt, é fundamental acreditar no brincar como fonte de aprendizado e descoberta. Brincando a criança torna-se protagonista de suas ações, apropriando-se de cultura, desenvolve a imaginação, a atenção, a imitação, a memória, enriquece sua identidade, permite a relação com o outro, além de representar para a criança uma forma de pensar o mundo”, enfatiza. 

Conteúdo adaptado da 9ª edição da Revista Em Família.