Navegar para Cima

Notícias

Encontro reúne jovens líderes dos Colégios Maristas

17/04/2019
Liderança
Representantes da Liga Estudantil Gonçalvese (LEG) se fizeram presentes, juntamente com a assessora, Deise de Quevedo.

​Espaço propício à inovação e à criatividade, o Living 360 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foi o ambiente de encontro e troca de cerca de 60 estudantes e 18 educadores dos Colégios Maristas que participaram nesta terça-feira, 16/4, do Encontro de Grêmios Estudantis. 

O evento, voltado para a formação e integração dos jovens líderes maristas, contou com a participação de presidentes e vices, secretários e tesoureiros dos Grêmios das 18 escolas maristas do Rio Grande do Sul, além dos assessores que acompanham as equipes ao longo do ano.

Representando o Marista Roque, estiveram o presidente da Liga Estudantil Gonçalvense (LEG), Eliel Silveira Paz, a 1ª secretária, Laura Dalcin Faller e a 2ª secretária, Lívia Batista Cabral, juntamente com a assessora, orientadora educacional dos Anos Finais e Ensino Médio, Deise de Quevedo.

O coordenador educacional dos Colégios da Rede Marista, Renato Capitani; e o coordenador educacional das Unidades Sociais da Rede Marista, Geovani Leite, ficaram responsáveis pela acolhida inicial. Ambos destacaram o trabalho desenvolvido pelos jovens em cada unidade, os aspectos da liderança e a importância de representar o outro em assuntos de interesse comum.

Na sequência os participantes foram divididos em grupos e, posteriormente, convidados a participar de oficinas com diferentes temáticas. Em cada uma delas eles aprofundaram questões essenciais do cotidiano dos Grêmios, como os valores maristas, planejamento e gestão, processos criativos e representatividade. Em paralelo, as assessoras dos grupos foram reunidas para um diálogo sobre o acompanhamento e auxílio às equipes nas unidades.

Durante a tarde, os estudantes foram motivados a sintetizar as produções resultantes do envolvimento dos grupos nas oficinas da manhã. Em um exercício de empatia, voltado à partilha e escuta, os jovens trocaram ideias em um grande grupo, colhendo percepções sobre suas construções.