Navegar para Cima

Notícias

Inclusão: conhecendo para respeitar as diferenças

02/04/2019
Projetos
Estudantes participam de atividades de conscientização sobre importância de acolher a individualidade do outro.

​​​​De acordo com as Diretrizes da Educação Inclusiva na Educação Básica da Rede Marista, um dos documentos norteadores das práticas pedagógicas do Colégio, o olhar individual, atento e sensível às diversidades e pluralidades de todos os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem assume relevância inquestionável no cotidiano escolar. Por isso, entre os projetos desenvolvidos pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), está o Inclusão: Conhecendo para respeitar as diferenças. 

As atividades tiveram início ainda em março, no dia 21/3, Dia Internacional da Síndrome de Down. Nesta data, os estudantes assistiram a um vídeo elaborado pelas instrutoras de aprendizagem Ana Mila Moura Schumacher e Ana Luísa Lopes, com o acompanhamento da orientadora educacional dos Anos Finais e do Ensino Médio, Deise de Quevedo, mostrando o dia a dia dos estudantes com síndrome de down e a importância da sensibilidade e acolhida ao outro independente de sua necessidade especial. 

Já nesta terça-feira, 2/4, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, os estudantes da Educação Infantil, Anos Inicias, Finais e Ensino Médio participaram de dinâmica onde, juntos, formaram a seguinte frase de Laura Patrón: “Quando tivermos ensinado o suficiente sobre respeito e empatia, não precisaremos mais falar de inclusão”. A estudante da turma 172, Luísa Furtado Geiger, também dialogou com as turmas da manhã sobre sua experiência com o irmão autista e também estudante, Leonardo, e deixou sua mensagem de respeito às diferenças. “Desta forma, mostramos que em nossa escola consideramos, igualmente, o direito de todos os inseridos do ambiente escolar, em suas perspectivas individuais e no incentivo às relações, na coletividade”, ressalta a orientadora educacional da Educação Infantil e dos Ano Iniciais, Luciana Figueiró.​