Navegar para Cima

Notícias

Projeto Pedala Kids ensina sobre mobilidade urbana

21/05/2019
 
Atividades foram promovidas com os estudantes da Classe Bebê e do Nível 1

​Com o intuito de promover a interação das crianças com a mobilidade e o espaço urbano que convivem, estudantes e docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/campus Cachoeira do Sul promoveram na última sexta-feira, 17/5, o projeto de extensão Pedala Kids, no Colégio Marista Roque.

Participaram da atividade estudantes da Classe Bebê e do Nível 1, que são crianças de dois a quatro anos. Para a coordenadora do projeto, professora Brenda Pereira, a proposta visa contribuir para a formação cidadã das crianças através de ações lúdicas e práticas, especialmente com base no uso de bicicletas. Além disso, o projeto busca trabalhar questões relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

“A ideia é identificar como a criança enxerga a cidade e o trajeto que ela percorre ao se deslocar até a escola. Para isso, sugerimos a interação com bicicletas, para ensinar sobre o comportamento no trânsito e desenvolver habilidades em um local seguro, já que as crianças costumam ter grande sensibilidade em relação ao ambiente em que estão inseridas", explica.

Para a realização da atividade, cada aluno trouxe para o Colégio a sua bicicleta. Agora, o objetivo é seguir promovendo a ação com outras turmas, durante as próximas semanas. Além dos Jogos de Bicicleta já realizados neste ano, a equipe do projeto pretende, para o ano seguinte, estender as atividades do Pedala Kids para as escolas públicas do Município.

Conheça mais

O projeto Pedala Kids visa abordar temas voltados ao urbanismo, à mobilidade, à segurança, à saúde e à convivência social. O objetivo é estimular a percepção das crianças, uma vez que ao caminhar ou andar de bicicleta pelo espaço urbano, elas podem reconhecer problemas, entender diferenças e assumir uma postura questionadora sobre desenvolvimento e mobilidade urbana.