Navegar para Cima

Notícias

PJM reflete sobre os problemas da sociedade e o papel do jovem

14/03/2019
Espiritualidade
Organização juvenil que incentiva a formação de lideranças promoveu o primeiro encontro do ano.

​A Pastoral Juvenil Marista (PJM) promoveu na tarde desta quarta-feira, 13/3, o primeiro Encontrão de seus grupos no Marista Roque. Mais de 50 adolescentes participaram do evento no Salão de Atos, onde refletiram sobre os problemas da sociedade atual e o papel do jovem na construção de um mundo melhor. 

Durante o encontro, foram apresentados os animadores, responsáveis por liderar os grupos de jovens em seus projetos e ações. Eles se reúnem semanalmente a partir da próxima semana para planejar e executar as atividades do ano. Também foi apresentada ao grupo a nova coordenadora do Serviço de Pastoral Escolar (SPE) e assessora da PJM, Jéssica Pacheco Machado. 

No Marista Roque, a PJM é composta pelos grupos Panteras, Smurfs, Pumas, Minions e Pamda. ​Para fazer parte da PJM é necessário estar no 6° ano do Ensino Fundamental, quando os estudantes participam do projeto Semente, preparatório para o ingresso nos grupos. A organização juvenil também mantém o projeto Florescer, que estimula a formação de novas lideranças.​

O que é a PJM?​

A PJM é a organização de grupos juvenis dentro das unidades e obras sociais maristas. Incentiva o desenvolvimento integral da pessoa, formação de lideranças, socialização, construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. É um convite para construir e experienciar a Civilização do Amor – expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade e solidariedade sejam realidade para todos. 

Em 2019 a PJM celebra uma década de evangelização junto aos estudantes e educandos da Rede Marista.