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Aprendizado na nuvem: estudantes criam história colaborativa

06/06/2019
Nosso jeito de educar
Atividade incentiva turmas do 6º ano do Ensino Fundamental a utilizarem a tecnologia para facilitar os estudos

​Elaborar um novo capítulo para o livro Os sete desafios para ser rei, de Jan Terlouw, envolvendo o vilão Thanos, das revistas em quadrinhos da Marvel, pode parecer improvável, mas para os estudantes do 6º ano Ensino Fundamental, o desafio se tornou acessível com a utilização da “nuvem”. A partir de recursos disponíveis no ambiente online Marista Virtual 3.0, as crianças aprendem a criar e armazenar documentos de forma cooperativa. 

A atividade, desenvolvida em conjunto entre as professoras de Língua Portuguesa, Betina Rubin e Micheline Moraes, e o monitor de Tecnologias Educacionais, Leandro de Araújo, ensina os estudantes a utilizarem as funcionalidades do Microsoft Office 365 para elaborar trabalhos em programas como Word, PowerPoint e Excel, entre outros, que fornecem inúmeras possibilidades de criação e apresentação de conteúdos. 

Leandro explica que o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite guardar dados na internet por meio de um servidor online que está sempre disponível. Além disso, os documentos podem ser acessados de diferentes dispositivos como computadores, notebooks, tablets ou smartphones, e editados ao mesmo tempo por todos os componentes do grupo, incluindo a professora. 

O grupo de trabalho da estudante Ana Luísa Carvalhal, por exemplo, encontrava dificuldades para se reunir pessoalmente em função das atividades extraclasse. A possibilidade de compor o trabalho no Word online diminuiu as distâncias entre os bairros Moinhos de Vento, Passo da Areia e Rio Branco, onde moram, já que os estudantes podem fazer a tarefa juntos, sem sair de casa. “Criando o documento, podemos abrir uma aba de comentários e ir conversando a respeito do andamento do trabalho em um só lugar, o que facilita muito. Também criamos uma organização entre nós, onde cada um tem uma cor para escrever”, conta.

De acordo com a professora Betina, a escolha pela metodologia se deve à importância de mostrar que a tecnologia pode ser utilizada para facilitar e agregar aos estudos. “Os estudantes usam o celular e outros aparelhos tecnológicos a todo momento, contudo, usam, em sua maioria, somente para acesso às redes sociais. Com essa atividade, apresentamos a eles o uso pedagógico da tecnologia, o que, além de ser desafiante e inovador, desperta o interesse pelas atividades propostas”, considera.​