Navegar para Cima

Notícias

Colégio promove Oficina Pensamento Científico, Criativo e Computacional

07/05/2019
Nosso jeito de educar
Aula inaugural será no dia 13/5, segunda-feira, das 13h40 às 15h40, no LabCriar (sala 413 do Prédio A)

Estudantes do 9º ano EF, 1º ou 2º anos EM interessados em raciocínio lógico, programação em blocos, modelagem em CAD e construção de robôs podem se inscrever para a aula inaugural da Oficina Pensamento Científico, Criativo e Computacional (P3C). Será no dia 13/5, segunda-feira, das 13h40 às 15h40, no LabCriar (sala 413 do Prédio A). 

As vagas são limitadas, por isso, neste dia haverá um sorteio entre os interessados. Para participar, basta se inscrever aqui​.

Aulas serão ministradas pelos educadores Gabriel Vargas, Guilherme Bilhalva e Michele Wigner e os participantes com aproveitamento nos três módulos receberão certificado. 

Confira o conteúdo dos módulos: 

Módulo 1 – Metodologia e plataformas (12h - 6 encontros)

Pensamento computacional, lógica e linguagens de programação e estrutura de softwares.

Conceitos tecnológicos, exploração de conceitos físicos e plataformas modulares.

Ferramentas digitais, apresentação de plataformas úteis e de fácil acesso para diferentes soluções.

Métodos ágeis, proporcionar ferramentas de gestão intrapessoal e interpessoal, além de organização de projetos.

Módulo 2 – Integração e colaboração (12h - 6 encontros)

Dinâmicas, aplicando diferentes metodologias para promover o autoconhecimento e empatia entre os estudantes, resultando em grupos sinérgicos de trabalho que se complementem.

Proporcionar situações que auxiliem no desenvolvimento de apresentação, postura, oratório, desinibição e linguagem corporal dos jovens.

Situações-problema: promovendo diferentes realidades de desafios com recursos limitados, empecilhos ou ambientes pré-definidos para estimular soluções criativas e visão sistêmica dos participantes.

Aprofundar o uso de ferramentas tecnológicas para facilitar a execução de projetos, aplicando modelagem em CAD, programação em blocos, construção de robôs e mecanismos motorizados.​

Módulo 3 – Desafio (12h - 6 encontros)

Projetos: contextualizar adversidades reais para que cada grupo consiga se apropriar e desenvolver possíveis soluções.

Pensamento científico: as equipes irão planejar, constituir um diário de bordo, simular, desenvolver um protótipo, testar e aplicar o resultado das atividades. ​