Era uma vez uma sequência didática de Matemática, que incentivou os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental a criarem seu próprio bicho com formas geométricas, baseados no livro Bichológico e na mediação de leitura com a autora da obra, Paula Teitelbaum. No espaço maker do LabCriar, as crianças deram forma à animais na impressora 3D.
Unindo a temática da história com os conhecimentos do componente curricular, o grupo da estudante Helena Pinheiro, por exemplo, criou o urso banana, composto por quadrados, triângulos, retângulos e círculos amarelos. Antes disso, desenharam seus bichos e aprenderam com a Monitora de Tecnologias Educacionais Michele Wigner que neste formato os animais são formas planas, e que quando passam pela impressora, ganham forma tridimensional.
Em conformidade com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista da Área de Matemática e suas Tecnologias, documento norteador da prática educativa nos colégios maristas, a abordagem de atividades matemáticas com o uso de recursos tecnológicos enfatiza um aspecto fundamental da disciplina, que é a experimentação, pois de posse dos recursos tecnológicos, os estudantes argumentam e conjecturam sobre as atividades com as quais se envolvem na experimentação. Dessa forma, o seu uso pode ser um grande aliado no desenvolvimento cognitivo dos alunos ao possibilitar a criação de situações que se adaptam aos seus variados ritmos de aprendizagem.
Entenda alguns conceitos da nossa prática pedagógica
O que é sequência didática?
É uma metodologia em que o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades. Além da atividade de modelagem 3D, os estudantes do 1º ano EF também produziram bichos de sucatas, com materiais que recolheram em casa.
O que é Espaço Maker?
Ambiente educacional que possibilita o aprofundamento dos conhecimentos dos estudantes, com o objetivo de promover a investigação, a prototipação, a originalidade e a inovação na comunidade escolar. Caracteriza-se como um espaço cooperativo personalizado, de organização espacial flexível e que disponibiliza recursos de baixa e de alta tecnologia para estimular a criatividade e a autonomia. Também incentiva o protagonismo dos estudantes no debate de ideias e na proposição de soluções com potencial de impacto e de transformação social.