Navegar para Cima

Notícias

Estudantes participam da Semana das Profissões 2019

04/06/2019
Projetos
Semana das Profissões 2019, que ocorrerá entre os dias 10 e 14/6 no Colégio

​​​​​Incentivar que o jovem sonhe, planeje, conheça a si próprio, reflita sobre a atualidade e o futuro, estabeleça metas e revise constantemente seu projeto de vida. Estes são os objetivos da Semana das Profissões 2019, que ocorrerá entre os dias 10 e 14/6 no Colégio.

A exemplo das duas últimas edições, os estudantes do Projeto Eu, Repórter criaram um slogan para o evento: Semana das Profissões 2019 – (re)pense o seu caminho.

Assim como em 2018, cada nível de ensino irá trabalhar um eixo: Tecendo Trajetórias (8º ano EF), Trajetórias (9º ano EF), Autoconhecimento (1º ano EM), Juventudes (2º ano EM) e Protagonismo (3º ano EM).

Visitas à PUCRS e à UFCSPA realização de testes vocacionais, palestras com profissionais de diversas áreas, vivências voltadas para liderança e empreendedorismo fazem parte da programação. Confira as atividades por nível de ensino:

8º ano EF – Eixo Tecendo Trajetórias 

9º ano EF – Eixo Trajetórias 

1º ano EM – Eixo Autoconhecimento  

2º ano EM – Eixo Juventudes 

3º ano EM – Eixo Protagonismo ​​

Tema presente desde a Educação Infantil

Embora os assuntos abordados na Semana das Profissões sejam de interesse principal dos jovens, a Educação Infantil e os Anos Iniciais também participam. Pesquisas e atividades lúdicas possibilitam que os estudantes conheçam o cotidiano de diversas carreiras, podendo assim, construir os seus projetos de vida, baseando seu conhecimento em aspectos como a realidade social, econômica e cultural em que vivem. Durante o período, os educadores propõem tarefas, leituras e brincadeiras que permitem aos estudantes conhecer o cotidiano de diversas profissões.

As crianças do 1º ano EF farão uma pesquisa sobre as profissões de seus pais e depois irão se caracterizar com roupas e acessórios sobre essas profissões, além de refletir sobre o que farão profissionalmente no futuro. 

No 2º ano EF, será realizada uma conversa com as famílias sobre profissões antigas que não existem mais. Depois, será realizada uma roda de leitura para exploração do livro Artes e ofícios, de Roseana Murray. 

Os estudantes do 3º ano EF, por exemplo, investigaram sobre as diferentes funções e cargos que compõem o quadro de professores e funcionários do Colégio. Após, utilizaram um instrumento de pesquisa e realizaram entrevistas com este público alvo. O resultado das pesquisas poderá ser conferido em uma exposição entre os dias 10 e 14/6.

O 4º ano EF estudou o tema Profissões Curiosas e pesquisou sobre funções incomuns no cotidiano dos estudantes. O resultado do trabalho será mostrado em uma exposição no 1º andar do Prédio A.

Para debater os tipos de carreiras profissionais, as turmas do 5º ano EF conheceram as histórias de mulheres que se destacaram em diferentes áreas, deixando uma marca importante na construção da figura feminina na atualidade. O resultado será mostrado na exposição Mulheres Fazendo História, no 1º andar do Prédio A.