Navegar para Cima

Notícias

Nota de esclarecimento: manifestações realizadas por estudantes

29/10/2018
Institucional
Sobre as manifestações ocorridas no Colégio Marista Rosário nos dias 29 e 30/10


*Atualizado dia 30/10, às 12h30

​As manifestações que ocorreram no Colégio Marista Rosário estritamente durante os intervalos da manhã, nos dias 29 e 30/10, foram organizadas de forma espontânea e voluntária por grupos de estudantes, indicando posições distintas sobre o desfecho eleitoral. As fotos e vídeos veiculados nas redes sociais e imprensa não foram publicadas pela instituição.

Acompanhamos as duas atividades a fim de zelar pelo clima de tranquilidade e liberdade de expressão. Nos dois dias, previamente, buscamos coletar elementos visíveis que remetiam a partidos políticos. No decorrer dos dois atos, reconhecemos a ocorrência de situações em desacordo com o que é previsto em tópicos das Normas de Convivência como, por exemplo, uso obrigatório do uniforme, organização de eventos sem autorização e promoção de política partidária. Ressaltamos o nosso compromisso no cumprimento dessas normas e nos manteremos atentos para evitar a ocorrência de novos atos.

Somos apartidários. Reiteramos que não nos vinculamos a nenhum candidato ou partido político. Salientamos a importância de espaços de diálogo para discussão sobre a promoção e a defesa dos direitos, fortalecendo a nossa missão de formar cidadãos comprometidos com a promoção da vida e da cultura de paz. Algumas iniciativas foram adotadas para reforçar tais propósitos, como o atendimento de estudantes e famílias desde segunda-feira, 29/10.

Além disso, a partir desse contexto, serão realizados trabalhos pedagógicos em sala de aula ressaltando a relevância da cidadania. O cuidado com posicionamentos políticos e ideológicos já é uma pauta sistemática junto aos educadores.

Estamos priorizando o atendimento presencial aos familiares e seguimos à disposição para o diálogo, entendendo que esse é o caminho para a construção de uma sociedade fraterna e pacífica.