Navegar para Cima

Notícias

Nível 3 da Educação Infantil explora viagens como objeto de estudo

03/05/2019
Nosso jeito de educar
As turmas N3B, N3D e N3I estudaram o tema em diferentes propostas

A proposta pedagógica da Educação Infantil conta com a participação ativa das famílias, pois acredita que elas contribuem com as investigações, agregando valor ao estudo, fortalecendo também os vínculos afetivos. Pensando nisso, na primeira reunião de pais do Nível 3 em 2019, foi realizada uma proposta para que familiares construíssem, utilizando caixas de papelão, um objeto para que os estudantes pudessem utilizar posteriormente. Na turma N3B construíram um trem, os da turma N3D uma estrada e os da N3I um avião. Depois, por meio da exploração destes materiais durante as aulas, surgiram diferentes propostas.

Para valorizar as capacidades e saberes dos pequenos, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada criança traz em seu repertório cultural, as turmas N3B e N3D exploraram as memórias de viagens já realizadas, instigando a análise de fotografias, cartões postais, bilhetes de passagens, jornais e revistas, entre outros.

Na turma N3B, os estudantes criaram viagens de trem, explorando a compra e venda de passagens, criando bilhetes e trajetos no mapa.

N3B (2).jpg

Utilizando o mapa mundi gigante, os estudantes da N3D localizaram as cidades que eles já visitaram. Durante a atividade, surgiu o interesse pelas formas de comunicação entre estes lugares e as crianças escreveram cartas para serem enviadas por Correio.

N3D (6).jpg

Como a elaboração das atividades envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas, são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas e, na turma N3I, o avião trouxe muitas dúvidas: como ele voa tão alto? Como consegue carregar tanto peso? Por que acham de aeronave? Para onde podemos ir de avião? A partir disso, surgiram roteiros e curiosidades sobre os locais.

N3I (5).jpg

Todas essas atividades desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música e de jogos, além de experiências, envolvendo a corporeidade.