Navegar para Cima

Notícias

Rosarienses são selecionados para Escola de Música da OSPA

05/12/2019
RECONHECIMENTO
Dois estudantes integrantes da Orquestra Rosariense foram aprovados para o instrumento Flauta Transversal

​​Os estudantes Pedro Rech Meinhardt (turma 48) e Antônio Ghisleni de Oliveira Pinheiro (turma 53) foram aprovados na seleção da escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) para o instrumento Flauta Transversal. Os dois, na foto com o regente Estevão Grezeli, são integrantes da Orquestra Rosariense, uma das modalidades de representatividade do Colégio Marista Rosário. 

​​​Em dezembro de 2018, os estudantes Felipe Kern, Guilherme Chiele e Gustavo Farina também foram aprovados neste mesma seleção e Frederico Heinz foi classificado como suplente. 

"Desde 2013, com a ressignificação da proposta conhecida hoje como Orquestra Rosariense, nove estudantes já foram aprovados para o Conservatório da OSPA, sendo selecionados para instrumentos como Vilão Cello, Violino, Flauta Transversal, Clarinete, Oboé e Tormpete", afirma o educador. ​

Para o Coordenador de Atividades Complementares, Danilo Boff, é muito gratificante comemorar essas conquistas. “Sabemos que o ingresso no Conservatório é mérito dos próprios estudantes e que, de certa forma, a semente foi plantada nos ensaios da Orquestra. Ver essa potencialidade e protagonismo reconhecidos mostra que o esforço dos jovens e o incentivo por parte dos educadores e familiares valeram a pena”, destaca.

Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no RS. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola, coordenada por Diego Grendene de Souza, atende em torno de 250 alunos. Todos os professores são instrumentistas da OSPA. Além disso, a instituição conta com grupos orquestrais, regidos por Arthur Barbosa e Wilthon Matos, e com um coro regido por Cosmas Grieneisen. Mantém projetos de inserção social como o “Escola da OSPA na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, que promove apresentações de estudantes avançados na Biblioteca Pública do Estado do RS.​

Fonte: http://www.ospa.org.br/escola-da-ospa-divulga-resultado-da-selecao-de-novos-alunos/