Navegar para Cima

Notícias

Turmas do 5º ano EF participam de experimentações práticas de Ciências

12/04/2019
Nosso jeito de educar
Dentro do componente curricular de Ciências Naturais, um dos temas de estudo foram os fósseis

Para compreender a natureza e seus fenômenos e transformações, dentro do componente curricular de Ciências Naturais, um dos temas de estudo das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental foram os fósseis.

Para que os estudantes pudessem compreender a relação entre os seres vivos do passado, suas evoluções e seus ambientes, diferentes práticas foram pensadas dentro e fora da sala de aula. Os educadores criaram um modelo de sítio paleontológico em uma quadra de areia, onde os estudantes realizaram uma caça aos fósseis. Depois, utilizando cerâmica e diferentes miniaturas, construíram modelos de fósseis, colocando em prática os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula.

Segundo a professora Danielle Caregnatto, articulações como essas trazem significado às aprendizagens. “Elas aproximam e contextualizam os conteúdos às realidades dos estudantes", explica.

​Aprendizagem na Prática

No Marista Rosário, estudantes dos Anos Iniciais participam de momentos de aprendizado por meio de descobertas e experimentação. Todo trabalho apresenta conexão com o que é vivenciado em sala de aula ou nos laboratórios, com professores e monitores atuando em conjunto.