Durante as últimas semanas, a Turma 8 do Turno Integral tem recebido alguns
convidados para complementar os seus aprendizados dentro do projeto Compreendendo
algumas necessidades especiais.
A professora Kamila Costa explica
que a temática de estudo surgiu por iniciativa das crianças: “o primo de um dos
estudantes é portador de Transtorno do Espectro Autista e ele, assim como os
demais colegas, sentia a necessidade de
entender mais sobre as características dessas pessoas”, relata.
Os estudantes aprenderam na prática como se comunicar em Libras
Desta forma, a turma elencou
outros tipos de necessidades especiais para estudarem entre elas: surdez, Síndrome de Down,
nanismo e daltonismo. Uma vez por semana eles recebiam convidados para
conversar sobre cada uma das deficiências. As experiências foram tão marcantes
e significativas que os pequenos encerraram o projeto entrevistando a
professora Natalie Ribeiro da Silva, que
atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola.
A educadora relatou para os estudantes quais são os
principais desafios de aprendizagem destes colegas e como cada um pode
auxiliá-los no dia a dia. Projetos como esse contribuem para a formação
integral dos estudantes rosarienses, trabalhando os aspectos cognitivos e os
valores humanos/sociais.