Santa Maria

Uma volta às aulas para inspirar a criatividade

Volta às aulas traz instalações artísticas sobre os criativos da história​.

​​​​A criatividade constitui um universo de ideias, processos e práticas inovadoras, que por sua natureza, promovem transformações sociais, culturais, tecnológicas, ou simplesmente motivam sentimentos e cativam as pessoas através de ações diferenciadas, inéditas, provocativas, que escapam do trivial do cotidiano.​ Desde o início da história humana, o fator criatividade foi fundamental na construção do sucesso profissional e na administração das trajetórias pessoais de cada sujeito. Aliás, a criatividade foi e é a energia que movimenta a evolução/transformação do Universo.​

Para o diretor do Colégio, Carlos Henrique Pires Sardi, no cenário da educação, a importância da temática é ainda mais proeminente, uma vez que dois fatores se conjugam: “o objetivo de formar cidadãos que façam a diferença no lugar onde vivem e o desafio de trabalhar com as novas gerações de crianças e jovens, cada vez mais exigentes por processos de ensino-aprendizagem dinâmicos e inovadores", explica. Com base nessa perspectiva, o Colégio Marista Santa Maria, acolhe os estudantes na volta às aulas do ano letivo de 2019, com ações inspiradas na temática da criatividade.

Instalações artísticas sobre os criativos da história​

dumont.JPG

Uma das estratégias para o desenvolvimento de habilidades criativas é buscar conhecer a biografia de personalidades que marcaram a história. Por isso, a volta às aulas do Colégio traz instalações artísticas que contam a história de personalidades que com suas criações contribuíram para transformações sociais, culturais e científicas no Brasil e no mundo. São espaços montados em diferentes locais da escola com painéis de PVC contendo fotos e conteúdo descrevendo as contribuições criativas de cada personagem. Além disso, professores e colaboradores de diferentes setores da instituição, se caracterizaram de cada personagem para apresentar de forma lúdica aos estudantes o conteúdo de cada instalação artística.

DSC_0179.JPG

​Para realizar a ação, foram escolhidos dez personagens, tal como  Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Leonardo da Vinci, Steve Jobs, Albert Einstein, Santos Dumont, Thomas Edison, Chiquinha Gonzaga, Machado de Assis e Monteiro Lobato. Como critério para essa escolha, considerou-se a pluralidade de gênero, de cor e de área do conhecimento. Além disso, em vista da logística dos espaços físicos onde foram distribuídas as instalações, optou-se por esse número de personagens, mas tendo como conceito-base que tais nomes representam outros inventores que fizeram a diferença no Brasil e no mundo. Nesse sentido, nas atividades durante o ano, serão valorizados outros personagens criativos.

DSC_0082.JPG Somada a essas ações, a volta às aulas, também contou com um sistema de cabine fotográfica, onde as fotos publicadas na rede social Instagram com a hashtag #voltaàsaulasmaristasm foram impressas e entregues aos estudantes e famílias.

Acolher bem para motivar o estudante​

Para a orientadora educacional do Colégio, Luciane Pozzobon, tais ações diferenciadas de acolhida no primeiro dia de aula do ano são fundamentais para motivar o estudante no reinício dos estudos, além de contribuírem na adaptação à rotina escolar e seus desafios. “O reencontro com a escola, com os colegas e os professores causam grande expectativa. O friozinho na barriga está sempre presente. Recomeçar as aulas é retomar o seu papel de estudante, é voltar a conviver diariamente com os colegas, é ser desafiado a assumir o lugar de protagonista de seus  projetos de vida, é vivenciar os desafios do aprendizado acadêmico e humano", destaca Luciane.

​Dessa forma, receber os estudantes com práticas inovadoras, enlaçadas pelos sentimentos de cuidado e afeto, é fundamental na construção subjetiva do bem-estar na escola, o que interfere diretamente também no desempenho acadêmico da criança e do jovem. É por isso que a cada ano, o Colégio desenvolve ações diferentes, reconhecidas em premiação estadual. Em 2018, o Marista Santa Maria conquistou o 2º lugar no 16º Prêmio Gestão de Comunicação promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), com o projeto Acolher bem para criar vínculos, que reuniu as ações de volta às aulas realizadas nos últimos quatros anos.

Sobre a proposta de 2019, de trabalhar a temática da criatividade, a analista de comunicação e marketing, Maristela Tomazetti, que planeja e coordena as ações de comunicação realizadas pelo Colégio, acrescenta que o objetivo da iniciativa é também inspirar os estudantes e a comunidade educativa ao desafio de pensar práticas que façam a diferença no dia a dia de cada um, em qualquer setor, em qualquer área, “A ideia é disseminar essa energia criativa que estamos partilhando na volta às aulas, contaminando com inovação a cultura escolar, desde os nossos processos pedagógicos, nossas vivências na escola, até as relações sociais internas e com a comunidade", finaliza.

cris.JPG

Volta às aulas Educação Infantil

Na próxima quinta-feira, 21/2, as atividades continuam, quando ocorre a volta às aulas para os estudantes da Educação Infantil. Além de serem acolhidos pelos criativos personagens, também será realizada durante a tarde mediação de histórias com a equipe da Biblioteca.