Navegar para Cima

Notícias

Ensino Médio 2019: diferenciais da nossa proposta pedagógica

17/12/2018
Nosso jeito de educar
Aprender por inteiro é manter o futuro em movimento.

​​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2019, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.

​​Diferenciais do nosso Ensino Médio

​Infraestrutura diferenciada e interativa

Atento às necessidades de inovação na educação e ao perfil dos jovens, o Marista Santa Maria vem reformulando sua proposta para o Ensino Médio, tanto em relação à pedagogia, quanto aos ambientes das salas de aula. Com a proposta do Novo Ensino Médio do Sistema Marista de Educação (SME) que entrou em vigor em 2016, o Colégio instituiu novos conceitos aos ambientes de ensino-aprendizagem. 

As salas de aula do 1º ano do Ensino Médio foram estruturadas para proporcionar mobilidade aos estudantes. A organização da sala em termos de mobiliários, pode ser facilmente reconfigurada de acordo com cada aula e a proposta do educador. Tal característica do ambiente além de dialogar com a abordagem das chamadas metodologias ativas, contribui na construção de uma aula dinâmica, interativa, a partir de uma comunicação cada vez mais horizontal entre estudantes e educadores.

As salas de aula do 2º ano do Ensino Médio estão voltadas à mobilidade das turmas. A divisória das salas é constituída por uma parede móvel que possibilita o compartilhamento do mesmo espaço entre as diferentes turmas. Tal conceito vai ao encontro da proposta pedagógica de integração das Áreas do Conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade. Além disso, em tais ambientes, tanto as paredes, quanto as classes dos estudantes são revestidas de uma película que permite a escrita como se fosse um quadro branco, o que também contribui na construção de aulas mais criativas, onde o estudante é protagonista do conhecimento.

As salas de aula do 3º ano do Ensino Médio estão sendo reestruturadas para proporcionar um ambiente acolhedor, diferenciado, que contribua para acolher os jovens na preparação para o Enem e Vestibulares, foco desse ano escolar.

Além disso, para 2019, o Colégio pretende trazer uma proposta diferenciada, com espaços interativos, ambientes de acolhida, com elementos que dialogam com o universo juvenil e possam incentivar ainda mais o bem-estar no Colégio e o prazer pelos estudos.

ensinomedio_santamaria2.JPG

Material didático inovador

Desenvolvido por educadores maristas, o Sistema Marista de Educação (SME) possibilita múltiplas aprendizagens nas diferentes áreas de conhecimento, a partir de diversos temas e contextos. Além do conteúdo dos livros, o material didático conta com uma plataforma digital que complementa os estudos de forma interativa e integrada.​​

DSC_3707.jpg 

Tutoria | Acompanhamento personalizado

Por meio do projeto de tutoria individual, educadores têm uma aproximação contínua com os estudantes, visando auxiliá-los em seu dia a dia e em outras questões que podem influenciar seu aproveitamento acadêmico. O acompanhamento se dá, também, nos plantões de apoio pedagógico, em que os educadores auxiliam nas principais dificuldades referentes ao conteúdo de cada componente curricular.​ ​

Marista_Santa_Maria00596 copy.jpg

Foco no Enem

​Com o objetivo de dinamizar os estudos, os terceiranistas contam com um material didático específico sobre a principal avaliação do Ensino Médio no Brasil. O Todo Enem possui livros independentes para as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e um livro para Redação. Já no Enem Comentado, os estudantes trabalham as questões da última prova aplicada no exame oficial.​​ Além disso, são realizados Simulados trimestrais que contribuem para a preparação dos estudantes para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. 

DSC_0109.JPG