Navegar para Cima

Notícias

Alimentação saudável para aprender melhor

08/01/2019
Saúde
A educação alimentar é vivenciada em diferentes atividades.

​​Sabe-se que uma criança ou um adolescente bem alimentado tem mais disposição para viver e aprender. Além de contribuir na capacidade física, a alimentação balanceada favorece a atenção, a memória e a concentração, entre outras habilidades. Por isso, o ideal é apostar em pratos coloridos e nutritivos, tendo referências precisas e confiáveis. Uma delas é o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde.

Nele, as famílias encontram recomendações que vão desde a escolha dos alimentos e a formas de combiná-los adequadamente até detalhes que envolvem o ato de comer, o tempo dedicado ao preparo e ao consumo das refeições, a importância de se ter companhia nessas ocasiões e demais fatores que visam uma vida mais saudável. A escola também representa um significativo espaço de conscientização acerca dos cuidados alimentares e, portanto, deve atuar em parceria com os pais.

Hábitos dentro e fora de sala de aula​

Para despertar o apetite dos estudantes sobre hábitos saudáveis à mesa, nos Anos Iniciais do Marista Santa Maria são desenvolvidas diferentes atividades, como o Alimentação Saudável realizado com as crianças do 2º ano EF. Entre as práticas desse projeto, está a construção de um livro com receitas de lanches saudáveis,  a degustação deles, uma avaliação dos ingredientes e a elaboração de uma pirâmide alimentar.

A educadora Saionara Verena Mendes destaca que entre os objetivos pedagógicos da atividade estão o reconhecimento da alimentação como fonte de energia do corpo, a diferenciação entre alimentos naturais/ industrializados e de origem animal/vegetal, e a compreensão sobre a importância de uma dieta variada e balanceada. “Deve-se pensar que os hábitos alimentares adquiridos pela criança marcarão o comportamento alimentar da vida adulta. Por isso, a intenção do trabalho foi promover a reflexão entre nossas crianças sobre  os perigos do consumo frequente de alimentos não saudáveis como hambúrgueres, doces e gorduras", explica.

Nos Anos Finais, são promovidas outras iniciativas, como as práticas sobre educação alimentar desenvolvidas com os estudantes do 8º ano EF e discussões sobre os tipos de alimentos e suas funções no organismo, a seleção de alimentos naturais e hábitos saudáveis. Segundo o educador de Biologia, Mauro Monteiro Rosa, para uma alimentação saudável é necessário a absorção de açúcares naturais das frutas, tubérculos e proteínas contidas em carnes e ovos. A quantidade necessária de calorias para a alimentação saudável varia em cada organismo, já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas. “É necessário que crianças e adolescentes primeiramente conheçam os principais componentes dos alimentos e suas funções no organismo, inclusive os benefícios ao aprendizado. Tal conhecimento vai motivá-los a aderir uma dieta saudável e equilibrada em seu dia a dia", reforça​.​

Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.