Navegar para Cima

Notícias

Ambientes personalizados potencializam as práticas pedagógicas do Ensino Médio

08/04/2019
Inovação
Infraestrutura inovadora contribui na construção contínua da excelência acadêmica.

​É consenso que as juventudes trazem uma série de descobertas e transformações. O corpo muda e a busca por identidade se estabelece com mais intensidade, envolvendo questionamentos e novos olhares sobre o mundo. Soma-se a esse contexto, a constante imersão dos jovens no universo digital devido à abundância de estímulos atrativos e imediatistas. Tendo em vista tais asp​​ectos, as práticas pedagógicas do Ensino Médio precisam, cada vez mais, estar em sintonia com o contexto em que nossos estudantes estão inseridos.

Um dos elementos vitais do colégio é o próprio ambiente da sala de aula, que deve estar adequado tanto em mobiliários que favoreçam a interação, quanto em recursos que facilitem o acesso e a movimentação e articulação das informações. Quanto mais os espaços forem planejados pedagogicamente, mais possibilidades serão oferecidas para despertar o gosto pelo aprendizado. Dessa forma, o jovem é desafiado a construir seus conhecimentos a partir da pesquisa e das trocas entre colegas, protagonizando novas experiências e desenvolvendo o hábito de estudar de modo criativo e instigante.

Atento a esses contornos da Educação Básica e ao perfil dos jovens, o Marista Santa Maria vem reformulando seus ambientes. Com a proposta do Novo Ensino Médio do Sistema Marista de Educação (SME) que entrou em vigor em 2016, o Colégio instituiu novos conceitos aos ambientes de ensino-aprendizagem. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Marcia Bianchi da Silva Bocca, além de inovação e personalização dos espaços de ensino, o Colégio também vêm investindo cada vez mais na formação continuada dos educadores, discutindo o uso da tecnologia, de metodologias ativas, de práticas para a preparação para o Enem e Vestibulares além de dialogar cada vez mais com os anseios e expectativas das juventudes.

Um corredor personalizado para o Ensino Médio

Entre essas novas configurações está a reorganização do espaço educativo do Ensino Médio. As salas das turmas do 1º, 2º e 3º ano estão próximas em um mesmo espaço físico do Colégio, o que permitiu a personalização de um ambiente específico para os estudantes desse nível de ensino. Dessa forma, além de aplicações de adesivos coloridos nas portas das salas, o corredor foi transformado em um espaço de estudo através da disposição de mesas e quadros brancos. A ambientação do corredor foi planejada para ser um espaço aconchegante, jovem, interativo, e que contribua no processo de ensino-aprendizagem e bem-estar dos estudantes.

De acordo com o educador de História, Carlos Eduardo Glufke, esse novo espaço dialoga com as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro de sala de aula e potencializa as chamadas metodologias ativas de aprendizagem.  “Após realizarmos uma discussão em sala de aula sobre um determinado conteúdo, convido os estudantes para se reunirem em grupos nas mesas e espaços do corredor, para juntos, fazerem exercícios sobre o conteúdo trabalhado", explica. Segundo Carlos, os novos espaços do Ensino Médio, proporcionam mais momentos de interação, de diálogo, de troca de saberes, além de contribuir para a realização de práticas mais lúdicas de aprendizagem e construção do conhecimento.

Foto 5.jfif
DSC_0011.JPG

Salas de aula: inovação e criatividade

Além de um corredor personalizado, as salas de aula de cada ano são inovadoras e configuradas com elementos tecnológicos que dialogam com a proposta de ensino para o Ensino Médio.   

Salas do 1º ano

As salas de aula do 1º ano do Ensino Médio estão estruturadas para proporcionar mobilidade aos estudantes. Nesse sentido, a organização da sala em termos de mobiliários, pode ser facilmente reconfigurada de acordo com a intencionalidade pedagógica de cada aula. Tal característica do ambiente além de dialogar com a abordagem das metodologias ativas, contribui na construção de uma aula dinâmica, interativa, a partir de uma comunicação cada vez mais horizontal entre estudantes e educadores.

Salas do 2º ano

As salas de aula do 2º ano do Ensino Médio estão voltadas à mobilidade das turmas. A divisória das salas é constituída por uma parede móvel que possibilita o compartilhamento do mesmo espaço entre as diferentes turmas. Tal conceito vai ao encontro da proposta pedagógica de integração das Áreas do Conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade. Além disso, em tais ambientes, tanto as paredes, quanto as classes dos estudantes são revestidas de uma película que permite a escrita como se fosse um quadro branco, o que também contribui na construção de aulas mais criativas, onde o estudante é protagonista do conhecimento.

Salas do 3º ano

As salas de aula do 3º ano foram reestruturadas para proporcionar um ambiente acolhedor, diferenciado, que contribua para acolher os jovens na preparação para o Enem e Vestibulares, foco desse ano escolar. As paredes das salas também estão revestidas de películas. Na parede também estão adesivos e espaços para destacar recados, resumos e demais informações importantes para as turmas.

ensinomedio_santamaria2.JPG
Outrossim, as salas de aula do Ensino Médio possuem Apple TV e todos os educadores trabalham com Ipads, recursos tecnológicos que agregam ainda mais interatividade e inovação para as práticas pedagógicas.