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Anos Finais 2019: diferenciais da nossa proposta pedagógica

20/12/2018
Nosso jeito de educar
Metodologia inovadora, iniciação científica, ​liderança e solidariedade​.

​​​​​Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.

Confira o que vem por aí em 2019​


Metodologia inovadora

Nos Anos Finais, o currículo é organizado por áreas do conhecimento e a aprendizagem se dá por meio de sequências didáticas. Esta metodologia integra diferentes saberes, propondo aos estudantes tarefas e desafios que incentivam o desenvolvimento de competências como protagonismo, capacidade analítica e trabalho em equipe.

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Desafios de conhecimento

Por meio de simulados, avaliações e projetos pedagógicos, incentivamos nossos estudantes a participarem das Olimpíadas de Conhecimento como: Astronomia e Astronáutica (OBA), Matemática (OBMEP) e Física (OBF). O objetivo é desafiá-los a ampliar as aprendizagens que transcendem o ambiente escolar e também despertar talentos nas diferentes áreas do conhecimento.

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Iniciação Científica​​

Aliando a teoria à prática, os estudantes são estimulados a desenvolver projetos de iniciação científica sobre temas da atualidade. As pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do saber, e as produções são apresentadas em feiras promovidas no Colégio e na Mostra Marista de Iniciação Científica, realizada na PUCRS.

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Liderança e solidariedade​

O projeto Liderar incentiva o protagonismo, a autonomia e a convivência, por meio da ação conjunta de representantes de turma, do Grêmio Estudantil e da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Há também a Oficina de Brinquedos, que estimula o voluntariado e o exercício da solidariedade, formando cidadãos comprometidos com a sociedade. ​

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​Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​