É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.
Em 2019, contaremos com novidades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.
Confira o que vem por aí em 2019
Aulas especializadas
Nos Anos Iniciais, o currículo também contempla Educação Física e Musical. Essas aprendizagens contribuem para o desenvolvimento da motricidade, da autoestima e do autoconhecimento da criança. Além disso, constituem um meio de integração social, ampliam o repertório dos estudantes e estimulam diferentes habilidades.
Família e escola juntas
Acreditamos que o diálogo e a parceria com as famílias são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Essa integração vai desde a acolhida até o envolvimento dos pais na realização das tarefas de casa, incluindo também a participação nos encontros de planejamento e projetos pedagógicos. Tudo isso ocorre por meio da valorização da escuta e dos laços afetivos em uma relação de confiança e bem-estar.
Iniciação científica
Aliando a teoria à prática, os estudantes têm contato com o método científico desde cedo. Ao longo do ano letivo, são motivados a desenvolver pesquisas e experimentos, transformando as vivências no Laboratório de Ciências em aprendizagens reais. Assim, despertam a curiosidade sobre variados temas e desenvolvem o pensamento crítico, bem como a capacidade analítica.
Produção Textual
Para desenvolver a excelência da escrita desde cedo, realizamos Oficinas de Produção Textual, nas quais os estudantes são desafiados a trabalhar com a técnica da reescrita. Trata-se de uma proposta que vai além de escrever redações e que permite, a partir do texto que será reescrito, um olhar para diversos aspectos da língua escrita, garantindo a coerência temática e textual.
Educação marista
Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.
Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.
Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
Sobre a nossa proposta pedagógica
A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.
A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.
O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.
Sobre a Rede Marista
A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.
Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.
Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.