Navegar para Cima

Notícias

Biblioteca recebe prêmio da Câmara Rio-Grandense do Livro

26/04/2019
RECONHECIMENTO
Premiação ocorreu na quinta-feira, 25/4, na Casa de Cultura Mário Quintana.

​Reconhecimento destaca o caráter inovador dos projetos e ações desenvolvidas que contribuem para a construção de uma sociedade mais leitora.

A Biblioteca Irmão Daniel do Colégio Marista Santa Maria recebeu, na noite dessa quinta-feira, 25/4, em Porto Alegre/RS, o título de Amigo do Livro/2018, da Câmara Rio-Grandense do Livro. O Prêmio faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril), instituído pela Unesco. O reconhecimento destaca, além da excelente estrutura física (em 2018, foi inaugurado o novo espaço infantil) e do diversificado acervo da Biblioteca, a consistência e o caráter inovador dos projetos e ações que tem desenvolvido com vistas à construção de uma sociedade mais leitora.

DSC_0077.JPG

De acordo com a bibliotecária Cristina Troller, pensando que o processo de formação do leitor se dá de várias formas, a Biblioteca procura elaborar mediações que deixam um registro na memória afetiva da criança, usando para isso vários recursos e formas diferentes dos livros e suas histórias chegarem até os estudantes. “Todos os momentos de mediação propostos pela Biblioteca partem do livro e a extrapolação do mesmo pode levar as crianças a ações como plantarem uma semente, encontrarem um bilhete dourado da Fantástica Fábrica de Chocolate ou até mesmo amassarem e assarem um pão, enfim, para o mundo da imaginação, da fantasia, e da leitura, tudo é possível", explica Cristina.

DSC_0093.JPG
​Entre essas iniciativas está a mediação de leitura na Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizadas desde 2018. Além de ouvirem a história e acompanharem a tradução em Libras, os estudantes são desafiados a praticarem os sinais. Além de aprenderem uma nova Língua, ampliando seu repertório de conhecimentos, a atividade contribui na aproximação das crianças com a cultura surda, promovendo a alteridade e a cidadania, motivando ainda mais o prazer pela leitura e pela viagem na literatura. Ademais, outras iniciativas dialogam com esse contexto, como a sinalização das estantes de livros, com a Libras e o Braile.

Mediação de leitura em Libras 6.JPG​​Outro ponto destaque é o envolvimento da Biblioteca em atividades de auxílio ao leitor-pesquisador, a partir do apoio a projetos de Iniciação Científica e pesquisa da Rede Marista, envolvendo principalmente estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.​

Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.