Navegar para Cima

Notícias

Champagnat: uma obra de amor pela educação

06/06/2019
Institucional
Nesse 6 de junho celebramos o Dia de Champagnat.

Texto escrito por Neimir Paulo Mentges – Coordenador de Pastoral do Colégio Marista Santa Maria. 

​Na data de 6 de junho o Instituto Marista celebra o dia do seu fundador: São Marcelino Champagnat. Sempre muito devoto de Maria, a quem carinhosamente chamou de Boa Mãe, e a partir da missão confiada por Jesus à Igreja, Champagnat teve sua vida dedicada ao serviço e a ajuda ao próximo.

Com um coração decidido e audaz, o jovem Padre, em 2 de janeiro de 1817, dá início a obra, procurando atender as demandas emergentes do seu tempo, pois percebera uma sociedade carente de educação e de instrução religiosa, frutos da revolução francesa, que havia marcado a sua infância.  

Foi em La Valla, numa pequena cidade do interior da França, que Pe. Champagnat coloca em prática o seu projeto, formando a primeira comunidade de Irmãos Maristas. Vários jovens, admirados com a personalidade do sacerdote, buscavam-no, identificando-se com o seu propósito. Conforme relatos dos irmãos que conviveram com Champagnat, “era admirável o espirito de oração e de união que reinava entre todos. Éramos verdadeiramente Irmãos". Com esse espírito de comunidade, e diante da missão que Deus inspirou a Champagnat, a obra que leva o nome de Maria foi crescendo.

Em 6 de junho de 1840, com 51 anos de idade, após uma vida de muito trabalho, Marcelino vem a falecer, contando com 290 Irmãos, divididos nas comunidades e em 48 escolas primárias.

Seu legado continua. Da França, os Irmãos foram enviados em missão para os cinco continentes do mundo, presentes hoje em mais de 80 países, com cerca de 75 mil Irmãos e Leigos atendendo mais de 650 mil crianças, jovens e adultos.

No Brasil, a obra Marista foi muito fecunda, somando cerca de 30% da atuação do Instituto. No Rio Grande do Sul, a chegada dos primeiros Irmãos foi no ano de 1900, e em Santa Maria, dois anos mais tarde.

Hoje, o Colégio Marista Santa Maria, a partir da data celebrativa, quer reafirmar a sua missão de Educar, por meio de processos inovadores, sujeitos comprometidos com a sociedade atual e futura, segundo o carisma marista, buscando uma formação integral, destacando-se pela excelência acadêmica e qualidade dos serviços, comprometendo-se com a sustentabilidade e inovação, de acordo com o legado deixado por São Marcelino Champagnat.

Quem é luz na sua vida?

Neste ano, para vivenciar a data, convidamos a todos e todas a reconhecer aqueles/as que são importantes na sua trajetória e que, assim como o nosso fundador, são sinais de luz.

Para participar da ação digital, acesse diadechampagnat.com.br e preencha o formulário indicando quem e por qual motivo a pessoa homenageada é sinal de luz.  

Todas as mensagens estão sendo publicadas, no mesmo endereço, nesse dia 6 de junho. Ao longo do mês, a plataforma estará liberada para que novas homenagens possam ser realizadas, com atualização semanal. ​​


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.