Navegar para Cima

Notícias

Colégio e APM promovem formação para pais sobre as faces da adolescência

11/03/2019
Formação
Inscrições podem ser feitas na Secretaria do Colégio até 21/3.

​​A Associação de Pais e Mestres (APM) e o Colégio Marista Santa Maria realizam, a partir do dia 27/3, o ciclo de palestras As faces da adolescência: Programa de capacitação de pais de adolescentes para uma cultura de paz na família. A formação é ministrada pelo consultor em educação, Keivan Saberin, do Instituto Anima Mundi – uma organização não governamental (ONG), que realiza no Brasil e no exterior, programas educacionais que promovem o desenvolvimento do potencial humano, o fortalecimento de comunidades e o progresso social, visando promover a cultura de paz.

De acordo com a ONG, o curso As faces da adolescência já envolveu mais de 60.000 pessoas no Brasil e foi realizado em mais de 30 países do mundo. “O objetivo do programa é habilitar os pais a como construir uma efetiva relação de amor e autoridade com o filho adolescente, a como desenvolver a habilidade de comunicação com seu filho e quais as qualidades e atitudes necessárias para lidar com ele", explica Keivan Saberin. A formação é composta por quatro encontros, conforme a descrição abaixo:

​27/3 I Quarta-feira I Entendendo o adolescente

A adolescência é, acima de tudo, um período de transformações. O jovem deixa de ser criança e ainda não se constituiu como adulto, ficando no “limbo" das indefinições físicas, emocionais, sociais e espirituais. Compreender essas mudanças múltiplas é o primeiro passo para estabelecer uma relação de amor e apoio com o adolescente. É o fundamento para encorajá-lo na desafiadora e maravilhosa tarefa de se constituir como adulto pleno.

10/4 I Quarta-feira I O lar adolescente

Quando pelo menos um dos filhos entra na adolescência toda a família se torna “adolescente". Neste período, não é só o jovem que passa por transformações. Ele é apenas o pivô de grandes mudanças nas relações familiares. A adaptação a essa nova fase exige o melhor da criatividade, paciência, amor e sabedoria de todos os membros da família. É disso que trata O lar adolescente.

24/4 I Quarta-feira I Como lidar com a raiva e os amigos dos adolescentes?

Essa palestra trata de como lidar com a característica instabilidade emocional do adolescente, especialmente a raiva, e como evitar o desenvolvimento de padrões passivo-agressivos de comportamento. Também oferece preciosas orientações a respeito de como lidar com as amizades e as atividades sociais dos filhos adolescentes.

8/5 I Quarta-feira I Como encaminhar e planejar o futuro do filho adolescente?

A travessia da adolescência para a maturidade é um projeto coletivo de pais e filhos. Ajudar o jovem a planejar seu futuro de uma forma otimista e realista é uma das grandes contribuições que pais podem dar ao destino de seus filhos. Com sua maior experiência de vida, os pais podem e devem amparar seus filhos em suas escolhas significativas, principalmente aquelas com repercussões de longo prazo, como a escolha da profissão, namoro e do futuro cônjuge. A participação ativa, interessada e amorosa dos pais pode significar a diferença entre uma vida de realizações ou frustrações.

​As palestras têm entrada franca e ocorrem no Salão de Atos do Colégio, às 19h. Haverá recreacionista para as crianças. Para participar, as famílias devem confirmar presença até o dia 21/3 na Secretaria do Colégio (será enviado também um flyer aos pais/responsáveis do Colégio com um formulário de inscrição). Lembramos também que a formação é aberta ao público externo (basta se inscrever na Secretaria). Mais informações pelo telefone: (55)3220-6300. 


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.