Navegar para Cima

Notícias

Colégio Marista Santa Maria completa 114 anos

12/02/2019
Institucional
Colégio foi fundado em 12 de fevereiro de 1905.

​​​​Educação, sonhos e histórias marcam a trajetória do Colégio Marista Santa Maria desde 1905. Nessa terça-feira, 12/2, a instituição celebra 114 anos, com uma reconhecida atuação na área da educação, da formação de crianças e jovens. Sua caminhada iniciou com a chegada dos primeiros Irmãos Maristas a Santa Maria em 5 de janeiro de 1904: Landry, Marie Berthaire, Félix Théodose, Eduardo João e José Donato.  Ao chegar no município, os Irmãos fundaram a Escola São Luiz e após, por iniciativa do Irmão Weibert, o Colégio Santa Maria, que inaugurado em 12 de fevereiro de 1905, se tornou oficialmente o primeiro “Gymnasio" do interior do estado do Rio Grande do Sul. As aulas iniciaram no dia 16 de fevereiro do mesmo ano. Foram 106 matrículas para o externato e 56 para o internato.

Em 1908, o então Ginásio Santa Maria foi equiparado pelo Ministério da Educação da época ao Ginásio Nacional Dom Pedro II – instituição localizada no Rio de Janeiro reconhecida como um Colégio modelo no País – e, no ano seguinte, foram adquiridos novos terrenos e melhoradas suas instalações. Em 1912, o Colégio possuía os seguintes cursos: primário completo e admissão ao ginásio, curso ginasial de cinco anos, curso comercial e estudos avulsos de desenho, ginástica, música instrumental e vocal. A partir da década de 1960, a Banda Marcial Irmão Leão animava os santa-marienses com suas apresentações e conquistou, em 1972, o 1º lugar no Concurso Nacional de Bandas, na categoria marcial. Permeia também a memória das diferentes gerações que passaram pelo Colégio, o Coral dos Pequenos Cantores, sob regência do Ir. Bruno Klein e do professor Silvestre.

Para o Ir. Rudi Hahn, que estuda e escreve livros registrando a história da instituição, o Colégio Marista Santa Maria é parte fundamental da história da região, pois contribui para a formação de cidadãos comprometidos e protagonistas de uma sociedade justa e fraterna. “Pelo Santa Maria já passaram milhares de crianças e jovens, que hoje atuam em diferentes profissões, construíram diferentes histórias. Aqui motivamos seus projetos de vida, para que pudessem voar e transformar a comunidade onde escolheram viver", enfatiza.

Não basta sonhar com um futuro melhor, é preciso construí-lo. E para isso, além de educar bem, o Colégio educa para o bem, desde 1905. Segundo o diretor, Carlos Henrique Pires Sardi, celebrar o aniversário da instituição, é relembrar os caminhos percorridos, as conquistas, os desafios, os estudantes, as famílias, os educadores que fazem e fizeram parte do Marista Santa Maria. “É também um momento de renovar nosso compromisso com uma educação de excelência, baseada em processos pedagógicos inovadores, na formação integral, no protagonismo da criança e do jovem e na construção de projetos de vida", destaca.

Para o fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, a educação é uma “obra de amor". Uma obra que floresce e transforma a sociedade através da trajetória dos estudantes, trajetórias lapidadas nas salas de aula, nos corredores, na história do Marista Santa Maria, que completa, hoje, 12/2, 114 anos.

 

​Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.