Navegar para Cima

Notícias

Educadores participam de encontro formativo na PUCRS

20/03/2019
Formação
Atividade foi realizada no sábado, 16/3.

​​Com olhar atento a aspectos fundamentais do desenvolvimento das crianças, os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista promoveram no último sábado, 16/3, na PUCRS, um grande Encontro Formativo para educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Cerca de 540 profissionais que atuam em 21 unidades maristas participaram de um dia inteiro de atividades voltadas à formação continuada de suas respectivas áreas.

A programação da manhã foi marcada pela palestra Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais, ministrada pelo professor e doutor português Manuel Sarmento. Na conferência, que foi seguida de uma roda de conversa com perguntas trazidas dos próprios participantes, Sarmento trouxe aspectos de seus estudos na área de Sociologia, na qual especializou-se em Sociologia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, exclusão social, trabalho, educação e escola. 

O diálogo e a troca de experiências foram marcantes na sequência da programação, que seguiu durante a tarde com a realização de nove oficinas sobre temas como: Espaços Educadores, Documentação Pedagógica, Brincar e a Natureza, Tessituras Literárias, além de relatos de boas práticas sobre projetos didáticos e interdisciplinares. Em todas, os protagonistas foram os próprios grupos das unidades, os quais apresentaram suas vivências e discutiram a possibilidade de ampliação e intercâmbio das ideias.

Do Colégio Marista Santa Maria participaram 17 educadores, incluindo a equipe de Coordenação Pedagógica e de Orientação Educacional. “A formação continuada é fundamental para colocarmos em prática nosso compromisso com a qualidade e a inovação. Esse dia de estudos foi rico para oxigenarmos nossos conceitos, práticas e rotinas dos processos de ensino-aprendizagem", explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Clarissa de Freitas Caceres.

Além de reflexões teóricas, Clarissa complementa que foi destaque na formação, as atividades práticas trabalhadas pelos professores. “Tivemos oficinas sobre a importância do brincar, dos projetos interdisciplinares, práticas permeadas pela ênfase na importância de todos os níveis de ensino nessa fase inicial da vida escolar da criança terem uma identidade pedagógica e uma continudade conceitual", finaliza.​


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.