Navegar para Cima

Notícias

Educação infantil 2019: diferenciais da nossa proposta pedagógica

02/01/2019
Nosso jeito de educar
Autoconhecimento, poesia e musicalização, protagonismo infantil.

​​Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socia lização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade. Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio nam com as experiências oportunizadas para eles. Trata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças.

Os planejamentos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.

Em 2019, contaremos com novidades que potencializem ainda mais essas aprendizagens, bem como projetos já consolidados no cotidiano escolar.

Confira o que vem por aí em 2019

​Autoconhecimento

Reconhecer e respeitar a individualidade de cada criança contribui para que ela desenvolva autoconhecimento, confiança e autonomia. Por isso, nossos projetos pedagógicos contemplam a escuta, a percepção do estudante sobre a sua identidade e a integração social. As iniciativas vão desde a observação de autorretratos e espelhos até as atividades de expressão corporal.

DSC_3965.jpg

Formação do leitor

Envolver educadores, estudantes e famílias com o intuito de promover o gosto pela leitura é o objetivo do projeto Contador de Histórias. Os livros são levados para casa, para que no retorno à sala de aula, sejam interpretados com o protagonismo de cada estudante. Outras atividades, como hora do conto e Autor Presente, complementam esse trabalho, criando espaços de troca e aprendizagem.

DSC_3891.jpg

Poesia e musicalização

O processo de alfabetização e letramento perpassa por diferentes práticas pedagógicas. Ao escutar poemas, brincar com os sons, encontrar rimas e palavras, as crianças passam a compreender melhor a linguagem falada. Já a musicalização estimula a sensibilidade, a expressão, o movimento e a socialização, por meio de atividades lúdicas que envolvem canto, execução de instrumentos e brincadeiras com música.

educacaoinfantil_santamaria.JPG

Protagonismo infantil

Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços, como o Ateliê de Arte, e utilizam materiais artísticos, pedagógicos e naturais, como conchas e folhas secas.

 ​​

Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.