Estudantes apresentam pesquisas em eventos científicos da UFSM e UFN

26/10/2018
Iniciação Científica
Pesquisas receberam premiações nos dois eventos.

​​Um dos pilares pedagógicos do Marista Santa Maria é o incentivo à Iniciação Científica desde os anos iniciais da formação dos estudantes. A aproximação com esse universo é motivada através de pesquisas e experimentos em sala de aula, no Laboratório de Ciências, na participação das crianças e jovens na Mostra Científico-Cultural e Tecnológica do Colégio e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), além do incentivo à participação em eventos científicos locais e regionais. Tal método constitui um diferencial na construção de conhecimentos que fazem sentido, no processo de transformação de vivências e aprendizados que fazem a diferença no desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas, despertando a curiosidade sobre variados temas, o pensamento crítico e a capacidade analítica.

Nesse cenário, no decorrer dessa semana, os estudantes participaram de dois eventos científicos em Santa Maria, a 3ª Jornada Acadêmica Integrada​ Jovem (JAI Jovem) realizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no dia 23/10 e a 2ª Mostra de Ciências e Matemática de Santa Maria, realizada na Universidade Franciscana (UFN), no dia 25/10.

A 3ª JAI Jovem

A JAI jovem busca oferecer à comunidade ligada ao ensino médio e técnico da região, estudantes e professores, um canal de aproximação com a Universidade Federal de Santa Maria, onde os alunos de escolas públicas ou privadas da região sejam estimulados a conhecer o método científico, a experimentação, a produção de novos conhecimentos e os professores possam ter na Universidade um canal de troca de informações e de conhecimentos que subsidie suas rotinas pedagógicas e suas práticas em sala de aula. Nesse evento, participaram cerca de 30 estudantes do Colégio, apresentando pesquisas realizadas em diferentes Áreas do Conhecimento, tal como demonstra a tabela a seguir:

Orientador

Apresentador

Estudantes

Projeto interdisciplinar entre arte e química: oxidação

Maria Goreti Cortes Mendonça

Renato Moessner Loureiro

Clarisse Guerra Martins

Maria Antônia Braun Mello

Gabriela Santos Freitas

Helena Casarin Dalmazzo

A dimensão literária da filosofia: releituras de clássicos através de memes

Paulo Sérgio Machado

Enzo Borin Souza

Luiza Bulcão Teixeira Abascal

Matheus dos Santos da Fonseca

Maria Luiza Seffrin Lemes

Hidroponia: Uma forma de descarte do lixo orgânico gerado em casa

Aldoir Spitzmacher dos Reis Junior

Douglas Martins Figueiró

Isadora Vieira Pradebon

Benhur Sari Severo

Eduardo Maffassioli Reimann de Oliveira

Enzo Borin Souza

Enzo Dantas Rossi

Utilização de casca de banana como adsorvente na remoção de chumbo de

água contaminada

Tiarles Rosa dos Santos

Geovane Farias Lorensi

Julia Rodrigues Tarragô

Luís Henrique Balk Chagas

Marcos Vinicius Pasqualoto Prior

A utilização das propriedades dos logaritmos na determinação do PH de soluções

Lucas Machado Junior

Luan Caetano Pozzer

Leonardo Casarotto de Oliveira

Matheus Dala Rosa Uhr dos Santos

Figuras de lissajous

Airton Martins Coelho

Manoela Balzan

Manuelle Buemo dos Santos

Ana Clara Perufo

Júri Simulado como metodologia ativa na produção de texto

Claudete Linhares Sachett

Marina Bolzan

Lorenzo Chiesa

Mirian Borba

Valentina Trevisan​

​Os trabalhos apresentados também foram premiados no evento. O “Figuras de Lissajous" conquistou o 1º lugar entre os trabalhos das Ciências da Natureza e o “Hidroponia: Uma forma de descarte do lixo orgânico gerado em casa" também recebeu o 1º lugar na Área da Matemática e suas Tecnologias. Além do destaque, tal premiação veio acompanhada com duas bolsas de pesquisa que serão destinadas aos nossos estudantes.

DSC_0004.JPG

DSC_0013.JPG

2ª Mostra de Ciências e Matemática de Santa Maria

De acordo com o site da 2ª Mostra de Ciências e Matemática de Santa Maria, o evento tem o objetivo de contribuir com a educação e o ensino de uma sociedade em constante transformação, despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Em 2018, a temática da Mostra trabalhada foi “Matemática – alicerce interdisciplinar para as ciências". Confira na tabela a seguir os trabalhos apresentados:

Orientador

Estudantes

A árvore de Pitágoras

Rodrigo Blanco

Eduardo Carnielutti, Gabriel Dal Bem, Laura Cáceres

9º ANO EF

Automedicação

Veridiana Lazzarotto

Ana Clara Perufo, Gabriela Bortoluzzi, Roberta Falleiro

2º ANO EM

Figuras de lissajous e seu vínculo com a robótica

Airton Coelho

Eduarda Trindade, Gabriela Brandão, Gabriela Sardi

Figuras de lissajous

Airton Coelho

Manoela Balzan, Manuella Buemo dos Santos, Ana Clara Perufo

2º ANO EM

Nessa Mostra Científica, os trabalhos também foram premiados. A pesquisa "Figuras de lissajous" conquistou o 2º lugar na Área das Ciências da Natureza e recebeu duas bolsas de iniciação científica.

IMG_0227.JPGIMG_0248.JPG