Navegar para Cima

Notícias

Estudantes participam de palestra sobre arte e cidadania com professor da UFSM

02/04/2019
Nosso jeito de educar
Palestra foi realizada no dia 28/3 para as turmas do 8º ano EF

​​A resistência das mulheres ao longo da história humana foi fundamental na conquista de direitos sociais e da igualdade de gênero. Um olhar para essa trajetória denota que foi durante o século XXI que esse processo ganhou mais força, as mulheres se inserindo no mercado de trabalho e em diversas áreas de atuação, afirmando a sua autonomia, independência e desconstruindo estereótipos. Delineando seu papel protagonista nos diferentes espaços sociais.

Contudo, a igualdade ainda é um desafio na sociedade atual e durante muito tempo as mulheres viveram em uma cultura de submissão e mínimo de acesso a direitos, como ocorria no século XIX. Para compreender e refletir sobre esse processo de resistência e luta das mulheres, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental estão trabalhando no primeiro trimestre na sequência didática da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o tema “A mulher e seu contexto no século XXI".

Nesse cenário de estudo, no dia 28/3, os estudantes participaram de um bate-papo com o professor Lutiere Dalla Valle, que atua no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em uma série de 20 obras denominada Anatomias híbridas: Inventando Eus, Lutiere desenvolveu reflexões sobre corpo e empoderamento social. Nesse encontro com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental realizou discussões a respeito do tema e sobre a importância da arte nesse cenário.

“No trabalho em sala de aula, vamos desafiar os estudantes a criarem diferentes produções artísticas a partir do livro Clara dos Anjos de Lima Barrreto. Por isso, as discussões realizadas por Lutiere somadas ao trabalho que estamos desenvolvendo na sequência didática, contribuem para enfatizar a importância da arte como instrumento de promoção da cidadania, de reflexão sobre temas sociais e de instrumento de mudança cultural", explica a professora de Arte, Maria Goreti Cortes Mendonça. 


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​