Marista Santa Maria empossa novo vice-diretor

28/12/2018
Cerimônia ocorreu na quarta-feira, 26/12.

​O Colégio Marista Santa Maria oficializou uma mudança em seu quadro diretivo nesta quarta-feira, 26/12, data em que Edemir João Dal Bem assumiu o cargo de vice-diretor da escola. A cerimônia de posse contou com a presença do superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele; do gerente educacional dos Colégios Maristas, Luciano Centenaro; dos irmãos maristas, Ir. Rudi Hahn, Ir. José Bittencourt​; gestores e colegas da Sede Marista e Unidades Maristas de Santa Maria e região​; grupos representativos da escola, como a Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil;​ além de professores e funcionários do Colégio e demais convidados para a cerimônia.​

​Edemir assume o cargo respaldado por uma experiência de 19 anos na área da educação. Ele sucederá o educador Lírio Demarco, que encerrou seu ciclo profissional com uma homenagem do Colégio. Dessa forma, o novo gestor atuará junto ao diretor Carlos Sardi. ​

DSC_0278.JPG

Nosso novo gestor

Natural de Ivorá, cidade da quarta colônia, localizada na região central do Rio Grande do Sul, Edemir João Dal Bem é formado em Filosofia pela Unifra e possui as seguintes especializações: Metodologia do Ensino Religioso, pela UPF; em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, pela UFSM; e em Gestão Curricular, pela PUCRS. Acumula 19 anos de trabalho no Colégio Marista Santa Maria, tendo atuado nos últimos quatro anos como coordenador de pastoral.​

Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​​​​