Navegar para Cima

Notícias

Mostra estimula a produção científica dos estudantes em diferentes Áreas do Conhecimento

28/06/2019
Iniciação Científica
Evento ocorre no dia 13/7, das 9h às 12h. Inscrições abertas.

​​​​​​Aliando a teoria à prática, no Colégio, os estudantes têm contato com o método científico desde cedo, sendo motivados a desenvolverem pesquisas e experimentos, transformando as vivências realizadas em diferentes espaços pedagógicos, em conhecimento. Assim, despertam a curiosidade sobre variados temas, problemáticas de seu cotidiano, desenvolvem o pensamento crítico, a capacidade analítica, construindo um aprendizado que faça sentido e a diferença no decorrer da trajetória pessoal e profissional do estudante.

Dessa forma, a aproximação com o método científico perpassa a proposta pedagógica do Marista Santa Maria desde a Educação Infantil, os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, até o Ensino Médio.  Seja na metodologia usada em sala de aula, nas práticas do Laboratório de Ciências e Química, em intervenções externas, na apresentação de trabalhos em eventos científicos locais e regionais, na participação em projetos de Iniciação Científica.

Entre as atividades realizadas nesse sentido, está a Mostra Marista Científico-Cultural e Tecnológica​ que ocorre anualmente no Colégio, e que desafia os estudantes a apresentarem para a comunidade educativa projetos e ideias inovadoras desenvolvidas no decorrer do semestre nas quatro Áreas do Conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.  Nesse ano, a Mostra ocorre no dia 13/7 (sábado), das 9h às 12h, no espaço do Ginásio do Colégio Marista Santa Maria e envolve os estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  

INSCRIÇÕES​

Período de inscrição: de 28/6 a 8/7 (até às 12h).

Anos Iniciais: as inscrições serão realizadas pelas educadoras das turmas.

Anos Finais: Inscrição deve ser feita através do envio dos arquivos para o seguinte e-mail: [email protected] (conforme orientações a seguir).

Ensino Médio: Inscrição deve ser feita através do envio do banner (conforme modelo padrão do Ensino Médio já enviado para os estudantes) para o seguinte e-mail: [email protected].

Todos os arquivos submetidos deverão ser enviados em PDF e em versão editável (Word e/ou Power Point).

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

> Anos Iniciais I Ensino Fundamental

As inscrições serão realizadas através de banners produzidos e entregues pelas educadoras das turmas.

> Anos Finais I Ensino Fundamental

Para a inscrição é necessário enviar os seguintes arquivos: Resumo + Materiais necessários que o Colégio precisa providenciar + Banner, sendo que os dois últimos somente se tiver necessidade, ou seja, se não for necessitar de material do Colégio, não precisa enviar esse arquivo, mesma lógica para o banner. Os templates para a submissão desses arquivos podem ser acessados a seguir:

TEMPLATE RESUMO ANOS FINAIS - ENSINO FUNDAMENTAL

​TEMPLATE LISTA DE MATERIAIS  ANOS FINAIS - ENSINO FUNDAMENTAL   ​        

TEMPLATE BANNER  ANOS FINAIS - ENSINO FUNDAMENTAL​

​No dia da Mostra todos os estudantes de Anos Finais do Ensino Fundamental deverão vestir uniforme do Colégio e jaleco (o mesmo usado nas aulas práticas de Ciências da Natureza).

> Ensino Médio 

Todos os estudantes do Ensino Médio deverão estar uniformizados e identificados com o crachá da Mostra (fornecido pelo Colégio).

O grupo de estudantes deverá permanecer no local (durante o horário da Mostra) a fim de apresentar/responder os resultados parciais da pesquisa à comunidade escolar.

TRABALHOS INSCRITOS DO ENSINO MÉDIO

​​No dia da Mostra, 13/7, os estudantes devem chegar no Colégio com antecedência, a partir das 7h30, para organizar os espaços de apresentação dos trabalhos.