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Na cadência do universo sonoro

21/01/2019
Nosso jeito de educar
A musicalização é destaque no currículo da Educação Infantil

​Quando se fala em experiências com música em sala de aula, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. Essa noção de doutrinamento musical que se impõe como referência predominante, no entanto, precisa ser transformada, pois, quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes.

Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazem parte de seu contexto social e cultural. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida na escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.​

Aprendizagem por meio de sons, ruídos e músicas ​

No Marista Santa Maria, a educação musical perpassa várias atividades e projetos que contemplam experiências e vivências musicais de maneira transdisciplinar. Nessas propostas, como o Música Todo Dia, O Pirulito Pirou, Cantisapos Histocarés e Cirandefantes,  a música tem o objetivo de educar a percepção auditiva. Tais ações formativas possibilitam aguçar a capacidade de discernir e entender as diferentes expressões sonoras, sejam elas provenientes dos animais, dos objetos, dos fenômenos da natureza, dos instrumentos musicais, de músicas de diferentes gêneros.

“Nesse cenário, a intencionalidade não é somente de despertar o potencial criativo existente dentro de cada criança, mas expressá-lo de maneira livre, consciente e reflexiva", explica a educadora de música Alessandra Diettrich. Segundo ela, a criação, a improvisação, a possibilidade de expressar-se através dos sons e o desenvolvimento de uma escuta ativa, entre tantas outras ações, são premissas a serem desenvolvidas no processo de educação musical. "O educador tem a função de mediar estas ações possibilitando ao estudante, autonomia nas escolhas, criticidade em sua participação e consciência de sua produção", enfatiza. 


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​​​​​​