Professor Lirio Demarco: uma história de amor pela educação

03/01/2019
Educador construiu uma trajetória de mais de 40 anos no Colégio.

​​​No dia 26/12, realizamos a cerimônia de posse do novo vice-diretor do Colégio Marista Santa Maria, o educador Edemir João Dal Bem. Edemir assume o lugar do professor Lirio Demarco, que, nessa cerimônia, foi homenageado pela sua trajetória de mais de 40 anos dedicados ao trabalho no Colégio. Por isso, nessa matéria, a partir da biografia escrita pela filha do professor Lirio, Paola Demarco, vamos narrar essa história marcada pelo amor à educação. Confira: ​

DSC_0278.JPG

Foi no início dos anos 60 que a congregação marista foi apresentada para Lirio Demarco. Natural de Gaurama-RS, nascido em 1951, Lirio foi Irmão Marista durante doze anos. Descobriu a doutrina aos treze. Filho de pequenos agricultores, na década de 60, morava no interior de Três Arroios que fica aproximadamente a 24Km de Erechim. Lirio conta que antigamente havia pessoas responsáveis pelo recrutamento dos jovens. O 'recrutador' convencia a família usando justificativas que focavam na qualidade da educação marista, já que naquela região o acesso à educação era privilégio de poucos.

"Sempre gostei de estudar, então aproveitei essa oportunidade que de fato apareceu na hora certa."

Lirio tinha dois primos mais velhos que já eram irmãos e outros dois que iriam para o internato junto com ele. Esse foi o ponto decisivo para que sua família aprovasse a sua escolha e em fevereiro de 1966, Lirio se tornou estudante do Colégio Marista Santo Ângelo.

A primeira experiência de formação denomina-se juvenato, isto é, lugar onde os jovens interessados em conhecer a vida religiosa marista, encontram um ambiente propício para refletir sobre seu caminho. Hoje os jovens ingressam na casa de formação a partir do 2° ano do Ensino Médio, cursando o Magistério. Após a conclusão do curso também fazem meio ano de estágio, seguindo com meio ano de formação mais intensa, até o final do ano, totalizando três anos na etapa do juvenato.

Essa fase é um tempo de busca, onde o jovem vai se conhecendo melhor, aceitando-se e acolhendo sua realidade histórico-familiar, superando-se gradativamente e, como eles falam, “convertendo-se ao Evangelho". Dessa forma, criava-se um ambiente favorável para os jovens esclarecerem suas escolhas, aperfeiçoando-se na proposta de vida marista.

Para Lirio, este tempo se estendeu por sete anos, desde a 1ª série “Ginasial" (etapa que corresponderia hoje ao Ensino Fundamental - anos finais)  até o 3º ano do “Científico" (atual Ensino Médio). Tempo muito rico, onde conheceu muitas pessoas e fez vários amigos.

O desafio só aumentava, uma vez que a cada tempo as casas de formação (juvenato) se encontravam em cidades diferentes, de acordo com cada etapa. De qualquer forma, isto não deixava de ser um atrativo, sempre na esperança que a próxima fase ou o novo Colégio fosse melhor que o anterior. "Isto se tornava verdadeiro, uma vez que a nossa maturidade acontecia de forma simultânea", conclui Lirio.

A próxima etapa foi em 1973 chamada de postulado. Para Lirio, o postulado foi um período muito rico para a formação pessoal. Esta etapa da formação aconteceu em Campinas - SP. Foi a primeira turma onde o postulado foi interprovincial, isto é, haviam jovens das mais diferentes regiões do País: gaúchos, paranaenses, paulistas e capixabas.  Este período se estendeu por dois anos, intermeado por um estágio de um semestre, onde retornou para o sul, participando de uma comunidade marista, na cidade de Getúlio Vargas. Neste período, participou ativamente na escola como professor de Matemática e Ensino Religioso.

"Nesta experiência tive a certeza que eu queria ser professor. Me sentia muito feliz e útil naquela atividade, pois a cada dia me sentia mais desafiado."

Aos poucos cada Irmão Noviço vai percebendo com maior profundidade suas aptidões. Este é o tempo de iniciação às exigências da vida religiosa marista. É caminho de formação que leva o jovem a identificar-se cada vez mais com a essa opção de vida. A partir daí que recebe o título de Irmão Marista.

O noviciado começou no retorno da experiência na comunidade de Getúlio Vargas em 1974. No final deste período, Lirio fez os seus primeiros votos, na presença do representante do Irmão Provincial, designado por ele para este momento solene. Desde então, passou a ser oficialmente Irmão Marista. Segundo ele foi uma sensação muito especial pois neste momento alcançava uma etapa da formação que buscou por vários anos. Foi uma sensação de vitória, mas ao mesmo tempo, nunca se acomodou e continuou se questionando se realmente era a escolha certa para o seu projeto de vida.  Sempre muito observador e sem medo de se posicionar sobre aquilo que acreditava.

"Com certeza, devo toda a minha formação aos Irmãos Maristas e acredito que embora a minha escolha tenha sido não seguir na vida religiosa, cumpri a minha missão de educador, segundo o legado de São Marcelino Champagnat: Para educar uma criança é preciso antes de tudo amá-la. E por acreditar no legado de São Marcelino Champagnat, escolhi a proposta da escola marista para a educação dos meus filhos." Lirio confessa que é uma pessoa feliz pois tem uma família maravilhosa que foi fruto deste novo projeto de vida.

DSC_0314.JPG
Finalizamos essa narrativa mais uma vez com nosso “muito obrigado", professor Lirio, obrigada pela tua dedicação, pela tua história de mais de quatro décadas no Marista Santa Maria, como educador, coordenador de turno e vice-diretor. Obrigada por fazer do nosso sonho, também o teu sonho, de transformar o lugar onde vivemos através da educação!​