Projeto de formação de lideranças promove o protagonismo juvenil e a cidadania

15/04/2019
Liderança
​Primeira atividade do projeto Liderar ocorreu no dia 4 de abril​.

Aprender por inteiro é ser cidadão e enfrentar desafios. Por isso, no Colégio Marista Santa Maria, ações voltadas ao desenvolvimento da liderança e da solidariedade dialogam com a proposta pedagógica dos diferentes níveis de ensino, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Entre os projetos realizados nesse sentido, está o Liderar, coordenado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e pelo Serviço de Pastoral Escolar (SPE). De acordo com a orientadora educacional do Colégio, Luciane Pozzobon, “Através de diferentes atividades de Formação Humano-Cristã, o Liderar estimula o autoconhecimento, a iniciativa, melhora a comunicação e a expressão dos estudantes, a autoestima, a autoconfiança, além de promover valores como a solidariedade, a cooperação e a empatia", explica Luciane.

DSC_0090.JPG

Nesse contexto, no dia 4/4, foi realizada a primeira formação de lideranças desse ano letivo, com a participação dos líderes de turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, dos animadores da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e do Grêmio Estudantil do Colégio (Gesma). A atividade foi dividida em dois momentos. Pela manhã, os estudantes participaram de uma formação teórica sobre liderança, discutindo conceitos, responsabilidades de um líder e realizando práticas, como a construção do mapa da empatia. Já durante a tarde, os estudantes participaram de uma intervenção social na Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga, de Santa Maria/RS, onde realizaram mediação de histórias (a partir de formação com a equipe da Biblioteca), pintura de rosto, brincadeiras diversas, jogos e lanche coletivo. Além disso, outra ação foi a doação de livros de literatura infanto-juvenil para a Escola.

DSC_0189.JPG

Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio, Valentina Sperandio, integrante do Gesma e animadora da PJM, gestos como esse tem um potencial de transformação, tanto no contexto das crianças que receberam a visita, quanto dos estudantes que mediaram as atividades, na medida em que ocorre uma troca mútua de conhecimentos, atenção e aprendizados: “Foi uma ótima ação, que realmente muda um pouquinho a realidade das crianças, que recebem atenção e carinho e também nos dão muito carinho em troca", destaca. Lorenzo Redin Chiesa, líder da turma 92, do 9º ano do Ensino Fundamental, salienta que se surpreendeu com a acolhida da Escola João da Maia Braga: “Achei incrível, a contribuição das crianças foi espetacular", enfatiza ele.

DSC_0213.JPG

Além dessa atividade, ao longo do ano letivo, outras formações serão realizadas e o estudante será desafiado a colocar em prática tais conceitos de liderança, seja em sala de aula, seja em casa, seja na rua, nos diferentes espaços sociais que frequenta. “Dessa forma, o Liderar, junto com outros projetos realizados no Colégio e com nossa proposta pedagógica voltada à formação integral, contribui no desenvolvimento de habilidades voltadas à autonomia, ao trabalho em equipe, ao protagonismo social e juvenil, na educação de sujeitos sensíveis, atentos a sua realidade, e que tomem iniciativa para fazer a diferença onde vivem ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais", complementa o coordenador de pastoral, Neimir Mentges.

Confira AQUI, os líderes e conselheiros de turmas desse ano letivo de 2019.