Navegar para Cima

Notícias

Somos finalistas na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

12/04/2021
Educação
Projeto Fósforo Ecológico será apresentado na edição on-line do evento que  ocorre em junho deste ano

​​A pesquisa Fósforo Ecológico, desenvolvida no contexto dos projetos de Iniciação Científica no Colégio, foi selecionada como finalista na 2ª edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). A apresentação dos trabalhos produzidos por educadores e estudantes de todo País será realizada de forma on-line entre os dias 23 e 27 de junho de 2021.

De acordo com o site, a FBJC é a primeira feira científica totalmente virtual do Brasil. Além de facilitar o acesso a oportunidades científicas a estudantes de Ensino Médio, o evento integra, desenvolve, conecta e valoriza o potencial dos jovens cientistas e o impacto de todos os projetos, fomentando a produção científica no País por estudantes da Educação Básica.​

Sobre o projeto finalista

A partir da orientação da educadora Josiéli Demetrio Siqueira, a pesquisa finalista está sendo desenvolvida desde 2020 no Colégio. Este ano, a estudante Anthônia Bellochio Goulart, do 1º ano do Ensino Médio, é também protagonista no desenvolvimento do trabalho. O principal objetivo da pesquisa Fósforo Ecológico é desenvolver um composto químico reutilizável que substitui a “cabeça” do palito de fósforo convencional, reduzindo o descarte do produto no meio ambiente. 

“Destaco a importância do projeto por ter como objetivo diminuir o descarte do fósforo na natureza. Isso porque, por ser um produto de baixo peso, não é atrativo à reciclagem, e uma grande quantidade acaba sendo descartada”, explica Josiéli. A educadora também destaca, que além da sintetização do composto, a pesquisa também prevê a produção de uma embalagem mais sustentável para o Fósforo Ecológico, utilizando, por exemplo, frascos de esmalte (imagem ilustrativa a seguir).

fósforo ecológico-protótipo.JPG

A estudante Anthônia Bellochio Goulart explica ainda que, segundo dados da pesquisa em andamento, no Brasil, são consumidos, em média, por hora, cerca de 380 caixas de fósforos, material, que em sua maioria, é descartado na natureza, causando danos como a contaminação da água e o desequilíbrio da quantidade de fosfatos no meio ambiente.    

A pesquisa já conquistou o 1º lugar na IV Mostra Científica Ecoinovar, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria em 2020. Segundo a educadora Josiéli que também é doutoranda em Química na Universidade Federal de Santa Maria, nas próximas fases da pesquisa “um protótipo para reabastecer os frascos será testado para evitar o descarte dos recipientes e reduzir significativamente o depósito destes frascos na natureza”.

Durante o evento que ocorrerá em junho, os estudantes e educadores poderão participar de palestras, workshops e de outras atividades voltadas à inovação e ao incentivo à pesquisa científica. Além de concorrer a prêmios e credenciais para eventos no Brasil e exterior. De acordo com a proposta da Feira, mais do que estimular a produção científica no País desde cedo, o evento possibilita o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.