Uma volta às aulas para inspirar a criatividade

20/02/2019
Estudantes foram acolhidos por personagens destaque na história mundial.

​​​​​A criatividade constitui um universo de ideias, processos e práticas inovadoras, que por sua natureza, promovem transformações sociais, culturais, tecnológicas, ou simplesmente motivam sentimentos e cativam as pessoas através de ações diferenciadas, inéditas, provocativas, que escapam do trivial do cotidiano.  Desde o início da história humana, o fator criatividade foi fundamental na construção do sucesso profissional e na administração das trajetórias pessoais de cada sujeito. Aliás, a criatividade foi e é a energia que movimenta a evolução/transformação do Universo.

Para o diretor do Colégio, Carlos Henrique Pires Sardi, no cenário da educação, a importância da temática é ainda mais proeminente, uma vez que dois fatores se conjugam: “o objetivo de formar cidadãos que façam a diferença no lugar onde vivem e o desafio de trabalhar com as novas gerações de crianças e jovens, cada vez mais exigentes por processos de ensino-aprendizagem dinâmicos e inovadores", explica. Com base nessa perspectiva, o Colégio Marista Santa Maria, acolhe os estudantes na volta às aulas do ano letivo de 2019, com ações inspiradas na temática da criatividade.

Instalações artísticas sobre os criativos da história

Uma das estratégias para o desenvolvimento de habilidades criativas é buscar conhecer a biografia de personalidades que marcaram a história. Por isso, a volta às aulas do Colégio traz instalações artísticas que contam a história de personalidades que com suas criações contribuíram para transformações sociais, culturais e científicas no Brasil e no mundo. São espaços montados em diferentes locais da escola com painéis de PVC contendo fotos e conteúdo descrevendo as contribuições criativas de cada personagem. Além disso, professores e colaboradores de diferentes setores da instituição, se caracterizaram de cada personagem para apresentar de forma lúdica aos estudantes o conteúdo de cada instalação artística.

dumont.JPG

DSC_0179.JPG​Para realizar a ação, foram escolhidos dez personagens, tal como  Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Leonardo da Vinci, Steve Jobs, Albert Einstein, Santos Dumont, Thomas Edison, Chiquinha Gonzaga, Machado de Assis e Monteiro Lobato. Como critério para essa escolha, considerou-se a pluralidade de gênero, de cor e de área do conhecimento. Além disso, em vista da logística dos espaços físicos onde foram distribuídas as instalações, optou-se por esse número de personagens, mas tendo como conceito-base que tais nomes representam outros inventores que fizeram a diferença no Brasil e no mundo. Nesse sentido, nas atividades durante o ano, serão valorizados outros personagens criativos.

DSC_0082.JPG

Somada a essas ações, a volta às aulas, também contou com um sistema de cabine fotográfica, onde as fotos publicadas na rede social Instagram com a hashtag #voltaàsaulasmaristasm foram impressas e entregues aos estudantes e famílias.

Acolher bem para motivar o estudante

Para a orientadora educacional do Colégio, Luciane Pozzobon, tais ações diferenciadas de acolhida no primeiro dia de aula do ano são fundamentais para motivar o estudante no reinício dos estudos, além de contribuírem na adaptação à rotina escolar e seus desafios. “O reencontro com a escola, com os colegas e os professores causam grande expectativa. O friozinho na barriga está sempre presente. Recomeçar as aulas é retomar o seu papel de estudante, é voltar a conviver diariamente com os colegas, é ser desafiado a assumir o lugar de protagonista de seus  projetos de vida, é vivenciar os desafios do aprendizado acadêmico e humano", destaca Luciane.

Dessa forma, receber os estudantes com práticas inovadoras, enlaçadas pelos sentimentos de cuidado e afeto, é fundamental na construção subjetiva do bem-estar na escola, o que interfere diretamente também no desempenho acadêmico da criança e do jovem. É por isso que a cada ano, o Colégio desenvolve ações diferentes, reconhecidas em premiação estadual. Em 2018, o Marista Santa Maria conquistou o 2º lugar no 16º Prêmio Gestão de Comunicação promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), com o projeto Acolher bem para criar vínculos, que reuniu as ações de volta às aulas realizadas nos últimos quatros anos.

Sobre a proposta de 2019, de trabalhar a temática da criatividade, a analista de comunicação e marketing, Maristela Tomazetti, que planeja e coordena as ações de comunicação realizadas pelo Colégio, acrescenta que o objetivo da iniciativa é também inspirar os estudantes e a comunidade educativa ao desafio de pensar práticas que façam a diferença no dia a dia de cada um, em qualquer setor, em qualquer área, “A ideia é disseminar essa energia criativa que estamos partilhando na volta às aulas, contaminando com inovação a cultura escolar, desde os nossos processos pedagógicos, nossas vivências na escola, até as relações sociais internas e com a comunidade", finaliza.

cris.JPG

Volta às aulas Educação Infantil

Na quinta-feira, 21/2, ocorreu a volta às aulas para os estudantes da Educação Infantil. Além de serem acolhidos pelos criativos personagens, também foi realizada mediação de histórias com a equipe da Biblioteca.

DSC_0207.JPG2.JPG