Navegar para Cima

Projetos

Interioridade

O Colégio Marista Santa Maria iniciou em março de 2019 um projeto focado no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e do autoconhecimento. O projeto Interioridade está estruturado de forma semelhante a de uma disciplina regular semanal, dentro da grade curricular, com 30 aulas de 50 a 60 minutos, envolvendo, no primeiro momento de implantação da proposta, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas são realizadas através de diferentes práticas que envolvem a meditação, exercícios para trabalhar a respiração, dinâmicas sobre empatia, valores, entre outras atividades que buscam desenvolver a inteligência existencial, conforme conceito trabalhado pelo psicólogo Howard Gardner. 

O Em Ti  busca trabalhar o quociente espiritual e as competências socioemocionais através de cinco conteúdos: o pensamento criativo, a expressão simbólica, a consciência corporal, a harmonização emocional, o crescimento espiritual. Em todas as aulas propostas, a metodologia é experimentar (sentir), descobrir (aprender) e expressar (retratar). 

“O projeto visa promover a capacidade de reconhecer-se a partir de dentro, para então traçar um projeto de vida, relacionar-se com outras pessoas, como um ser transcendente. Interioridade, aqui, não se trata do antônimo da exterioridade, mas sim da dispersão. Buscar o eu interior é um caminho que vai sendo construído, como um processo pessoal pedagógico de descoberta progressiva e contínua”, explica o coordenador de Pastoral Escolar, responsável pelo projeto, Neimir Mentges.

A iniciativa nasceu no ano de 2004, na Espanha, na Província Marista de Compostela. No ano de 2019, a proposta veio para o Brasil. O Colégio Marista Santa Maria, juntamente com outros dois Colégios da Rede Marista, o Colégio Marista Conceição (Passo Fundo) e o Colégio Marista São Luís (Santa Cruz do Sul), está sendo piloto na implementação do projeto. A iniciativa dialoga com a proposta pedagógica do Colégio, baseada na formação integral e cidadã das crianças e jovens, o que contempla as dimensões cognitiva, afetiva, ética e social.