Os novos sujeitos da escola contemporânea têm exigido estratégias inovadoras no acompanhamento da aprendizagem. Ainda hoje, temos a marca da dualidade na educação nos aspectos da excelência acadêmica e da formação humana. Sendo o Marista Santa Maria uma instituição provedora de aprendizagem e tendo como missão educar através de processos inovadores sujeitos comprometidos com a sociedade atual e futura segundo o carisma marista, busca fortalecer permanentemente as possibilidades de inovar em seus processos de ensino e aprendizagem.
Neste contexto, percebeu-se imprescindível reconfigurar a dimensão do conhecimento, da formação humana e valorativa dos estudantes, qualificando o serviço oferecido por meio da personalização dos processos educativos, recriando as aprendizagens necessárias para atender a necessidade vivenciada pelo sujeito individualmente. Assim, educadores, Serviço de Orientação Educacional e Serviço Pastoral Escolar, desafiados pelo número de estudantes que apresentavam dificuldades de aprendizagem, buscaram encontrar um modo de auxiliar de forma mais particular e efetiva, conhecendo as características, conflitos e vulnerabilidades de cada aluno. A partir dessa análise, desenvolveu-se um plano de trabalho que pudesse ajudar a recuperar não só notas e resultados, mas também a autoestima, o relacionamento e a qualidade de vida.
O Marista Santa Maria é referência no cenário educacional da cidade e almeja ser líder em excelência acadêmica e formação humana integral, rompendo com a dualidade entre o humano e o acadêmico. Trata-se de uma escola reconhecida por mais de um século de presença local e que se encontra em um contexto de muitas instituições particulares e variados projetos educativos. Neste mercado, procura diferenciar-se inovando e qualificando seus processos, mantendo-se fiel aos documentos norteadores de sua missão e valores.
Nesse sentido, a partir do projeto Tutorial Individual (Ensino Médio) e Construindo Pontes (9º ano do Ensino Fundamental) buscamos realizar uma prática educativa em que os estudantes desenvolvam a autoconfiança, autoestima e autonomia. Tutores e estudantes, cada um no seu espaço tempo, aprendendo a superar dificuldades e contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Formas de envolvimento no projeto:
Realização de momentos de encontro entre tutores e estudantes – trimestralmente, o Marista Santa Maria organiza um calendário de encontros, tanto coletivos quanto individuais;
Mapeamento do perfil dos estudantes e suas necessidades – a partir das potencialidades e fragilidades apontadas pelo grupo de professores, nos pré-conselhos e conselhos de classe, ocorre uma análise para traçar as estratégias de acompanhamento para cada um;
Atuação do tutor de forma individualizada – por meio das estratégias já delineadas, o professor deve acompanhar e orientar as ações individualizadas do processo acadêmico de seus tutorados;
Pró-atividade com os setores Pedagógico-Educacionais e Pastoral – o trabalho do tutor deve estar conectado com as áreas especializadas do Colégio. As indicações de orientação e suporte ao estudante são repassados aos setores pedagógico-educacionais, que organizam as ações necessárias de acompanhamento aos estudantes. Os momentos de formação educacional e pastoral estão interligados com o contexto escolar;
Avaliação do processo – a cada trimestre, é garantido ao tutor e aos seus estudantes, momentos de escuta e auto avaliação dos processos individuais, buscando aprimorar o trabalho realizado;
Conexão estudante-escola/tutor-família – a família, junto com o estudante, tem um encontro agendado e personalizado com o tutor. As percepções, conquistas e melhorias individuais são apontadas e as metas para o próximo trimestre são combinadas entre todos.