Navegar para Cima

Infraestrutura

Ateliê de Arte

​​​Ateliê de Arte

​O Ateliê de Arte é um espaço pedagógico de grande utilização por parte dos estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

​Ao propor o espaço do Ateliê, Malaguzzi (1999, p. 84) afirma: "Queríamos mostrar como as crianças pensavam e se expressavam, o que produziam e inventavam, por meio de suas mãos e de sua inteligência". Desse modo, neste espaço do ateliê, as crianças poderiam manipular e trabalhar com botões, tecidos, velas, retalhos de papéis, diferentes tipos de grãos, sementes, pedaços de madeira, lã, vidros, arames encapados, além de objetos comuns: mesas de espelho, mesas de luz, pincéis, diferentes tintas, cavaletes, tesouras, réguas e muitos outros. Todos estes recursos deveriam ser livremente manipulados e explorados pelas crianças para que pudessem se expressar amplamente.

No Ateliê do Colégio Marista Santa Maria, o ambiente possui diversificidade de materiais, a intencionalidade é criar possibilidades de concretizar as fantasias infantis e trazer a criança em seu pleno processo de desenvolvimento como o principal protagonista deste processo. 

Além disso, neste espaço educacional, as crianças são vistas como plenamente competentes que, por meio da sua autonomia, buscam se desenvolver através do diálogo e da interação com os outros, da cultura e da comunidade nas quais estão inseridas, sendo os professores guias deste processo. Nesse contexto, segundo Clarissa Cáceres, "o papel do professor se torna fundamental, ao colocar-se como ouvinte, observador, desafiador, mas também como aquele adulto experiente que deverá centralizar ações na provocação de oportunidades compartilhando emoções intensificadas pelas crianças."


SantaMaria1374.jpg​​