O Voluntariado Marista visa contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, colaborando na efetivação da missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida.
Optamos pelo voluntariado educativo, fomentando iniciativas e experiências transformadoras, pessoal e social, no qual o/a voluntário/a entra em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos.
O Voluntariado Marista está a serviço do jeito de Maria (consciente, crítica, disponível, discreta, atenta) e segue os passos de Jesus de Nazaré, atualizando o anúncio e vivência do amor. Atualiza hoje a missão de São Marcelino Champagnat, tendo um olhar de cuidado e amor às crianças, adolescentes e jovens, especialmente os mais pobres.
As atividades realizadas pelo/a Voluntário/a Marista podem ser em diferentes áreas em benefício de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Essa atuação pode ocorrer em diversas entidades: colégios, centros sociais, lar de idosos, creches, comunidades ribeirinhas, comunidades eclesiais, abrigos, organizações não governamentais, hospitais, postos de saúde, etc.
Podem participar da atividade estudantes a partir do 9º ano EF até o 3º ano EM. Os encontros do Voluntariado em 2019 serão nas quartas-feiras, em turno inverso.
Sua abrangência
Voluntariado Provincial
Abrange os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Distrito Federal. Para os espaços de missão Marista no Rio Grande do Sul e Distrito Federal, o voluntariado é coordenado pelo Serviço de Pastoral de cada unidade. Já nos estados da Região Amazônica a articulação é feita pela Coordenação de Pastoral.
Voluntariado Interprovincial
Destinado a pessoas com interesse em dar continuidade à missão em outras Províncias Maristas (no Brasil ou no exterior).
Critérios de participação:
Idade: a partir dos 18 anos.
Idioma: preferencialmente, o participante deverá ter domínio da língua oficial do país no qual irá realizar a experiência de voluntariado.
Experiência prévia: orienta-se que o voluntário já tenha tido experiências de voluntariado.
Locais: em espaços de missão marista de outras Províncias ou instituições por elas indicadas.