Autoconhecimento e protagonismo estudantil

24/01/2019
Espiritualidade
O SPE executa projetos e programas pastorais que objetivam aos estudantes reflexões e aprendizagens

​​​O Serviço de Pastoral Escolar (SPE) executa projetos e programas pastorais com o objetivo de oportunizar reflexões e aprendizagens úteis para a vida de nossos estudantes, seguindo os valores do evangelho​​. Durante o ano letivo o SPE realiza diversas atividades e projetos, desenvolvendo a espiritualidade, a liderança e a autonomia de crianças e jovens. Os programas são articulados para que o estudante construa o sentimento de pertença, reflita sobre si mesmo e o outro, além de refletir sobre questões sociais.

WhatsApp Image 2018-09-13 at 17.32.34 (1).jpeg

Entre os projetos executados há a Pastoral Juvenil Marista (PJM) que é um espaço de educação e amadurecimento pessoal e da fé e tem por objetivo favorecer a educação integral do jovem. A PJM trabalha com estudantes a partir do 8º ano EF e realiza diversas ações de protagonismo e solidariedade dentro e fora do colégio.

Os estudantes a partir do 9º ano EF podem participar do programa Voluntariado Marista, que é um espaço de novos saberes, de protagonismo juvenil, desenvolvimento da cultura da solidariedade e da paz e da atuação cidadã frente a realidades tão diversas e adversas.

PJM no Salgado Filho, na festa da solidariedade.JPG

Para trabalhar as perguntas fundamentais do ser humano, iluminados pela proposta do Evangelho e pelo Carisma Marista, é realizado o Projeto Crescer, neste projeto os estudantes a partir do 8º ano EF são desafiados a práticas solidárias e justas, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social.

IMG-20180613-WA0010.jpg

Os estudantes do 1º ao 4º ano EF, participam da Escolinha de Champagnat, neste projeto são trabalhadas as vivências do carisma marista, através do conhecimento da vida e da obra do fundador, enfatizando suas qualidades de evangelizador, homem de fé e empreendedor, e ainda fatos significativos de sua vida.

Conhecer as virtudes e os valores que compõe o jeito marista de se relacionar com Deus, com a natureza, a família, a escola e a sociedade, são os objetivos do projeto Meu jeito marista de ser, os estudantes do 5º ao 8º ano EF participam do projeto, onde são realizados quatro encontros durante o ano, cada encontro é trabalhado um tema específico.​

WhatsApp Image 2018-09-13 at 17.25.06.jpeg