Comunicado às famílias

28/03/2019
Enviamos no início dessa semana informações sobre o cuidado e segurança escolar

​Com o intuito de comunicar e salientar às famílias sobre nossas normas de segurança, no início desta semana, emitimos uma carta esclarecendo algumas medidas preventivas​ que auxiliam no cuidado com nossos estudantes.

Segue abaixo o teor da carta:

COMUNICADO SOBRE SEGURANÇA ESCOLAR

​Viemos reforçar orientações que dizem respeito ao nosso atendimento e cuidados com a segurança escolar, as quais foram repassadas em reuniões de pais no início de ano letivo e constam, também, no documento Guia Escolar. São medidas que a escola adota e que devem servir para que mantenhamos  a  serenidade e a confiança de que servem ao propósito de potencializar as ações de segurança no Colégio. Quem não pôde comparecer nas reuniões, poderá retirar o Guia Escolar impresso na Coordenação ou baixar diretamente do site do colégio. É nossa responsabilidade manter a credibilidade e o compromisso com a segurança da instituição, aperfeiçoando as ações estratégicas para manter a confiança do nosso público. Juntos, família/escola, formamos uma equipe que coopera para o mesmo propósito que é o cuidado das nossas crianças e jovens. Seguimos contando com o apoio e compreensão de todos.

Detalhamos abaixo as medidas já existentes e outras que julgamos necessário adotar:

REDUÇÃO DAS ÁREAS DE ACESSO

Para potencializar nossas ações de segurança, não abriremos mais o portão lateral da rua Iris Valls. Somente a porta do acesso principal e do acesso da Educação Infantil ficarão liberadas nos horários de entrada e saída. A auxiliar de Coordenação de Turno que ficava em frente ao portão que agora estará fechado será deslocada para a calçada em frente ao acesso principal, a fim de receber as crianças caso algum pai não consiga estacionar.

USO DE RÁDIOS COMUNICADORES

Todos os funcionários que circulam no pátio para monitoramento do público interno usam rádios comunicadores para uma comunicação ágil e efetiva.

MONITORAMENTO POR CÂMERAS

Além das câmeras que já temos, em abril estaremos implantando um novo e moderno sistema de câmeras por IP, aumentando os pontos de cobertura no pátio interno e nas portas de acessos do Colégio.

PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO NA RECEPÇÃO

Qualquer pessoa que não seja da nossa comunidade escolar (Pais, estudantes regularmente matriculados, professores e funcionários) deverá preencher um protocolo de identificação na Recepção e aguardar que alguém da Coordenação faça a condução ao setor que deseja contato. As portas de acesso ao pátio interno e ao corredor do setor administrativo permanecerão fechadas. Aguardar liberação de acesso.

SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE EX-ALUNOS

Ex-alunos que jogam no campo de futebol da escola nas quintas-feiras, das 19h às 20h, já estão passando por processo de confecção de carteirinhas de identificação para permissão de acesso. Não será permitida a entrada de quem não comprovar que é ex-aluno marista.

PEDIDOS DE LIBERAÇÃO DOS ESTUDANTES

Liberações de estudantes continuarão sendo feitas somente presencialmente ou por comunicação na agenda. Quando alguém não autorizado na escola precisar buscar o estudante, deverá ser feita combinação prévia dos pais ou responsáveis com a Coordenação e professora, presencialmente ou por comunicação na agenda.

PASSEIOS NAS CASAS DOS COLEGAS NO FIM DAS AULAS

Crianças que não tiverem autorização presencial no setor de Coordenação para ir com outros pais para a casa dos colegas no término das aulas, não serão liberadas. Não atenderemos autorização por telefone, como já foi mencionado.

ENTREGA DE MATERIAIS AOS ESTUDANTES

Qualquer entrega para os estudantes em sala de aula ou no pátio do Colégio deverá ser feita unicamente via Coordenação, mesmo sendo trazida pelos pais. Esses deverão aguardar na Recepção e a Coordenação ficará responsável por levar o material até o/a estudante.

LIGAÇÕES DOS ESTUDANTES PARA AS FAMÍLIAS

Somente serão feitas pela Coordenação do Colégio. Os recepcionistas não estão autorizados a fazer ligações porque precisam permanecer focados nos movimentos de entrada e saída da escola.

TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Nossos funcionários recebem formação permanente quanto ao atendimento e cuidados com a segurança no ambiente escolar. Todos usam uniforme e crachás de identificação.

SOBRE O TRÂNSITO NO ENTORNO DA ESCOLA

Contamos com o apoio consciente dos pais e responsáveis para não estacionar em fila dupla, nas faixas de segurança e nos locais reservados ao embarque e desembarque. Pedimos atenção para as vagas de idosos e pessoas com deficiência. Continuemos a aconselhar e orientar nossas crianças e jovens sobre outras medidas de segurança complementares, tais como: não andar na rua falando ao celular, manter o olhar vigiante enquanto transitam na rua, atravessar somente nas faixas de segurança e não parar para dar informações para estranhos na rua.

Saiba mais: https://colegios.redemarista.org.br/nossas-noticias/nota-de-esclarecimento