Diferenciais da nossa proposta pedagógica

26/11/2018
Nosso jeito de educar
Inovação e vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.

​​Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.

Confira o que vem por aí em 2019:

g_MG_8583.jpg

Iniciação Científica

Nas aulas de Iniciação Científica os estudantes são desafiados a realizar pesquisas de caráter científico, a partir de situações-problema envolvendo questões da realidade social, política e econômica. Os estudantes contam com a orientação de educadores preparados para abordar os temas propostos para a pesquisa. Em aulas são debatidos os dados e o referencial teórico utilizado para chegar ao resultado da pesquisa.

Esses resultados são apresentados em eventos da nossa escola, na Mostra Marista de Iniciação Científica e na Feira de Ciências e Inovação da PUCRS, em Porto Alegre.

jWhatsApp Image 2018-09-13 at 17.25.06.jpeg

Formação de Lideranças

Trabalhamos e motivamos o protagonismo juvenil na formação de lideranças. Em ações, atividades e em sala de aula nossos estudantes aprendem a ter uma juventude fundamentada em valores de justiça, igualdade e humanização. Nesse sentido, apostamos na formação de líderes que tenham empatia e senso de justiça. A formação vai até o Ensino Médio e acontece por meio de encontros realizados pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), Pastoral Escolar e Grêmio Estudantil.

Projeto de Vida

Seguindo a metodologia Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), trabalhamos com nossos estudantes o desenvolvimento do autoconhecimento, da inteligência emocional, a educação financeira e reflexões para as escolhas profissionais. O método auxilia na reflexão de aspectos necessários para o pleno desenvolvimento humano e a construção do projeto de vida