Navegar para Cima

Notícias

Educadora relata vivência de voluntariado em Lábrea

07/03/2019
Solidariedade
Educadora comenta sua vivência em Lábrea, na Amazonas

​De 1º a 15 de fevereiro nossa educadora Miguelina de Assis participou do grupo de voluntariado marista em Lábrea, no estado do Amazonas. Durante os dias ela realizou atividades pastorais, pedagógicas, formativas com as comunidades da cidade de Lábrea.

Miguelina comenta que em Lábrea viveu momentos positivos que transformaram seu dia a dia: “Nada se compara ao estar lá e ser presença na vida de pessoas que esperavam por mim. Em uma das casas que visitei foi o que a senhora me falou: Eu estava esperando por vocês (as visitas eram em duplas), graças à Deus que vieram me visitar, com um sorriso enorme no rosto e um abraço apertado. Como descrever esse momento? Sinceramente eu não sei. Era estar onde eu precisava estar e poucos querem! Em mim só cresce a vontade de voltar ainda há muito para ser vivido em Lábrea".

volIMG_1652.JPG

Em Lábrea, a jornada era dividida com momentos de integração e aprendizagem com o grupo de cinco voluntários, um coordenador e dois Irmãos maristas. Para Miguelina os desafios foram superados a partir da aprendizagem e controle da ansiedade, só assim, pôde ser percebida as dificuldades ali enfrentadas diariamente: “Eu não tinha noção da importância das terras demarcadas até estar por alguns dias vivendo em uma aldeia. Entrar na mata para colher o alimento, pescar para ter o almoço/janta, tomar banho no rio e dormir em rede, estar “junto" e vivenciar a solidariedade", relata a voluntária.

volIMG_1552.JPG

Além da vivência com indígenas das tribos apuriña e paumari os voluntários puderam conhecer representantes e lideranças do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), da CPT (Comissão Pastoral da Terra), funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio) e agentes de saúde da Casai (Casa de Saúde Indígena) que atuam com os povos indígenas da região amazônica. Com essas partilhas puderam entender mais sobre os problemas que cercam a região.  “São muitas as reflexões e modificações que trago dessa experiência única em minha vida. É mais que um aprendizado é uma transformação pessoal", finaliza Miguelina​.

volIMG_2415.JPG

​Sobre o Projeto Lábrea

A iniciativa oportuniza a atuação junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos da cidade amazonense, com o objetivo de proporcionar a transformação pessoal e social. O projeto responde aos apelos do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, que provoca todos a se disponibilizarem para além das fronteiras geográficas, sendo construtores de pontes e farol de esperança no mundo.

Além de fomentar a Cultura da Solidariedade, a proposta é estimular uma aproximação com os diversos contextos e realidades da Região Amazônica, cultivando um olhar de ternura e sensibilidade para com as diferentes populações que lá vivem.

Sobre o Voluntariado Marista 

Com cerca de 500 voluntários, a Rede Marista oportuniza iniciativas e experiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamentos específicos. O serviço de voluntariado pode ser realizado em entidades cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outra ONG, colaborando com a promoção da vida e na construção da Cultura da Solidariedade.​