Papo de Responsa: respeito, violência, uso de redes digitais e outros assuntos

23/05/2019
Formação
Foi realizada, em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a palestra formativa “Papo de Responsa”, com a temática de prevenção à violência.

​​Promover momentos de reflexão e diálogo sobre temas importantes relacionados ao ambiente escolar faz parte da nossa proposta enquanto Colégio!

Foi realizada, em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a palestra formativa “Papo de Responsa", com a temática de prevenção à violência. O diálogo foi mediado pela Escrivã Débora Prestes de uma forma descontraída, tratando de assuntos sobre os laços de interação que são formados a partir da aproximação social, tais como Bullying, violência, o ato infracional e seus desdobramentos. A palestra foi realizada em dois momentos, terça-feira (21/5) para todos os nossos educadores e na quarta-feira (22/5) para os nossos estudantes.

Formação do Papo Responsa com os educadores do Marista Sant'Ana

Papo Responsa realizou palestra com os estudantes do Marista Sant'Ana

O projeto Papo de Responsa é um programa desenvolvido na Polícia Civil do RS, desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental e médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um diálogo descontraído com espaço para os jovens participarem efetivamente com questionamentos e debates de temas relacionados ao cotidiano escolar.

Para a Escrivã Débora Prestes, esta é uma atividade que exige que o policial realize a interlocução com os jovens na linguagem deles, mas sem se afastar do lugar de que fala: a Polícia Civil. O objetivo é aproximar a Polícia Civil dos jovens fazendo-os pensar sobre as situações quotidianas que vivem e sobre as escolhas que podem fazer. “O Papo Responsa é realizado para que um dia eles não precisem realizar um Papo de Polícia, para que possam se manter longe da criminalidade.”​

Agradecemos a todos que participaram, afinal, compartilhar conhecimento nos completa!